No próximo dia 19 de junho a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Executiva de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, estaráinaugurando a Incubadora Jaboatão Criativo, uma parceria com a Secretaria da Economia Criativa/Ministério da Cidadania, UNIFG – Centro Universitário dos Guararapes e o SEBRAE/PE. O lançamento ocorrerá às 10h, no auditório da sede da Incubadora, localizado na Rua Coronel Francisco Galvão, nº769, Piedade – Jaboatão dos Guararapes/PE. Neste dia será apresentado toda a metodologia do processo de Incubação e o cronograma de atividades.
A “Incubadora Jaboatão Criativo” será um centro de incubação, treinamento, assessoria técnológica e consultoria empresarial com o objetivo de criar, aperfeiçoar e potencializar as iniciativas relacionadas à Economia Criativa na cidade do Jaboatão dos Guararapes. Um ambiente onde ideias e projetos poderão ser testados e validados, levando em consideração questões como viabilidade financeira e mercadológica, inovação e soluções para facilitar o cotidiano das pessoas sem perder o foco na criatividade, no retorno econômico e no desenvolvimento empresarial do município. A Incubadora será fundamentada no modelo de gestão do CERNE – Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos, desenvolvido pela Anprotec (Associação Nacional das Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) em parceria com o SEBRAE, estruturado como um modelo de maturidade da capacidade da incubadora em gerar, sistematicamente, empreendimentos de sucesso.
O espaço oferecerá infraestrutura apropriada, corpo técnico qualificado e equipamentos de ponta adequados à captação e à preparação de empreendimentos, no intuito de fomentar a cultura de inovação que incentive o desenvolvimento e a sustentabilidade dos empreendimentos incubados. Dentre os espaços disponibilizados podemos citar o núcleo de criação, o coworking, as salas multiuso, o auditório, as salas de treinamento e o café com ideias.
De acordo com o Secretário Executivo de Trabalho, Daniel Pessoa, a Incubadora é um marco para a cidade do Jaboatão e foi idealizada para impulsionar à inovação e o empreendedorismo de forma estruturada e sustentável. “Os empreendedores terão uma formação com base nos princípios mais utilizados na criação de negócios inovadores e escaláveis da atualidade. A metodologia que será aplicada deverá abordar o que há de mais recente em formação para empreender.”
As atividades iniciam ainda no mês de junho com as consultorias nas áreas de marketing, jurídica, gestão empresarial e financeira. De acordo com o cronograma de atividades a segunda etapa da Incubação está prevista para iniciar em setembro com as capacitações técnicas e em seguida teremos a última etapa com a Assessoria Tecnológica.
Os 20 (vinte) Projetos a serem incubados nas áreas de Aplicativos, Jogos Digitais e Moda, foram selecionados através de Edital de seleção. O resultado foi divulgado no último dia 15 de junho e pode ser acompanhado pelo link: https://diariooficial.jaboatao.pe.gov.br/15-de-junho-de-2019-xxix-no-109-jaboatao-dos-guararapes/ .
Todo o processo de incubação será totalmente gratuito e deverá perdurar por 12 (doze) meses, nas modalidades residente e compartilhada, fomentando a troca de ideias através de formação gerencial e tecnológica e intercâmbios com parceiros.
Os Projetos não selecionados e demais empreendedores interessados que desenvolvam projetos em Economia Criativa nas áreas contempladas, terão a oportunidade de participar, também gratuitamente, de cursos nos segmentos deModa e Tecnologia. Serão ofertadas ao todo 180 vagas, dentre elas 60 vagas para a área de Moda, 60 vagas para Aplicativos e 60 vagas para Jogos Digitais. A capacitação visa uma preparação para se estabelecer não apenas como empreendedores, mas também como promotores de soluções para a sociedade a partir do mercado criativo.
As inscrições ocorrem no período de 19 a 28 de junhodo corrente na sede Incubadora Jaboatão Criativo,situada a Rua Coronel Francisco Galvão, 769, Piedade – Jaboatão dos Guararapes/PE.
Deixe um comentário