Nove meses depois das eleições municipais de 3 de outubro, os eleitores de Jaboatão dos Guararapes voltam às urnas nesta sexta-feira (12), dessa vez para responder à consulta popular convocada pelo prefeito Elias Gomes. Das 6h às 20h, os jaboatanenses terão a oportunidade de eleger o que consideram prioridade para a ação administrativa a partir de uma cédula com 12 áreas, a exemplo de saúde, educação, transportes e participação popular.
Para facilitar o acesso às urnas, mais de 500 serão disponibilizadas em todos os bairros, em pontos estratégicos, como os de maior fluxo de pessoas. Nesses locais, como pontos de ônibus e estações do metrô, a consulta será iniciada às 6h. Nos demais locais, a votação começa às 8h. Nas localidades onde o acesso é mais difícil haverá urnas itinerantes. “Queremos que todos que desejam expressar-se possam exercer esse direito”, diz a secretária de Governo, Conceição Nascimento.
A consulta popular tem o apoio de diversas entidades, a exemplo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entidade que sempre está presente em momentos importantes da vida do País e das cidades. “Trata-se de um espaço livre para debates, e a OAB vai acompanhar todo o processo de votação”, disse o presidente da Seccional Jaboatão, advogado Paulo de Tarso, após encontro com o prefeito Elias Gomes, no final da tarde desta segunda-feira (8), no Palácio da Batalha, sede do governo municipal, no bairro de Prazeres.
Entusiasmado com a consulta à população, por entender que traduz o novo momento vivido pela Nação, Elias Gomes ressalta ser importante que o povo se manifeste sobre as políticas públicas em andamento, de maneira a restabelecer prioridades. “Todos sabem que não dá para fazer tudo, atender todas as demandas. Por isso, essa proposta de repactuação”, diz o gestor.
A CÉDULA
Na cédula, o eleitor vai encontrar 12 áreas (Transportes, Educação, Saúde, Gastos Públicos, Infraestrutura, Segurança, Participação Popular, Meio Ambiente, Poder Legislativo, Competitividade, Cultura, Esportes/Lazer). Em cada área, há de dois a quatro opções, para que escolha uma delas e a sinalize com um ”X”. E mais um espaço em branco para que possa apresentar sugestão. Poderão votar maiores de 16 anos de idade, mediante apresentação da carteira de identidade. Cada eleitor terá direito a um voto.
PLENÁRIA DA CIDADE
Terminada a votação, as urnas serão levadas à sede da Prefeitura, para apuração. A partir desse momento, o eleitor que não pode ir às urnas terá a oportunidade de votar pela internet, acessando o site da Prefeitura (www.jaboatão.pe.gov.br). Ele terá a cesso a um banner para votação. Em seguida, em data a ser definida, os jaboatanenes serão novamente convocados, dessa vez para a Plenária da Cidade, que Elias Gomes está chamando de “o grande encontro da democracia e da cidadania” de Jaboatão dos Guararapes, quando serão definidas as propostas a serem implementadas. A intenção do gestor é que seja constituído um espaço permanente de acompanhamento das ações.
Deixe um comentário