Complexo administrativo de Jaboatão vira referência em Pernambuco
A administração pública de Jaboatão dos Guararapes ficou conhecida nos últimos anos pelos vultosos aluguéis de imóveis de luxo para o funcionamento de repartições públicas do município. Para se ter uma ideia havia um prédio alugado por R$ 120 mil mensais. Este era um de vários de imóveis.
Ciente do desperdício de dinheiro público de gestões passadas com o aluguel de imóveis, o prefeito de Jaboatão dos Guararapes Anderson Ferreira decidiu então criar um complexo administrativo e tinha duas opções, a primeira que seria construir um prédio do zero, e pela burocracia dos processos licitatórios e das próprias dificuldades de uma obra, corria um sério risco de não concluir neste mandato.
A segunda opção, diante de uma oportunidade única, foi alugar uma estrutura que já tivesse montada. O gestor escolheu então um espaço que tinha uma infraestrutura moderna e adequada para aprimorar os processos administrativos e unificar as ações da gestão num lugar.
O complexo administrativo de Jaboatão dos Guararapes, num espaço que conseguiu reunir as secretarias e órgãos da administração municipal, teve um papel determinante não só para diminuir o desperdício de dinheiro público com inúmeros imóveis, como principalmente facilitar o diálogo entre os órgãos e consequentemente trazer resultados efetivos para a gestão. Há economia de combustível, de telefonia, de energia e de outros custos que existiam com os imóveis locados pela prefeitura, mas o diferencial foi possibilitar a integração de uma gestão que ganhou tempo em seus processos administrativos por todas as secretarias estarem interligadas num mesmo lugar.
O complexo administrativo de Jaboatão dos Guararapes foi visitado ontem por uma comitiva de deputados estaduais liderada pelo presidente da Alepe, Eriberto Medeiros, que assim como vários prefeitos que visitaram o empreendimento, constatou de perto a modernidade instituída pelo prefeito Anderson Ferreira na cidade, que serve de exemplo para cidades do mesmo porte em todo o Brasil.
Medicamentos – A Secretaria Estadual de Saúde já prestou informações ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre o abastecimento na Farmácia do Estado. Matérias recentes em jornais locais apontaram um suposto desabastecimento de medicamentos. O relator no TCE, conselheiro Carlos Porto, solicitou um parecer sobre a matéria ao procurador Cristiano Pimentel, do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO). O assunto tem sido pauta da oposição na Assembleia Legislativa.
Com Bolsonaro – O governador Paulo Câmara estará reunido nesta quinta-feira com o presidente Jair Bolsonaro e com outros governadores do Nordeste. Na pauta, devem discutir medidas para ajudar a recuperação fiscal dos estados e a reforma da Previdência.
Desmarcando – Alguns parlamentares estariam reclamando da secretária de Infraestrutura, Fernandha Batista, por desmarcar frequentemente reuniões que estavam previamente agendadas. Pelo menos três deputados estaduais se queixaram da auxiliar de Paulo Câmara pelo chá de cadeira que estão recebendo.
Candidaturas – Há movimentos na oposição no sentido de incentivar as candidaturas dos deputados federais Raul Henry e Felipe Carreras a prefeito do Recife em 2020. Ambos estão na base governista, mas certamente serão rifados do processo de escolha do candidato da Frente Popular no ano que vem.
Elogios – Foi bastante elogiada a entrevista do senador Fernando Bezerra Coelho à Central Globo News ontem. O líder do governo Jair Bolsonaro no Senado mais uma vez mostrou porque é considerado um dos políticos mais qualificados do Brasil.
RÁPIDAS
Ibope – Em pesquisa realizada pelo Ibope, 59% dos entrevistados reconhecem que é preciso reformar a Previdência. 72% dos entrevistados concordam com a idade mínima. Os números evidenciam que a sociedade já entende a necessidade da reforma.
Presidente – Pelo que se comenta nos bastidores, o foco do deputado federal Daniel Coelho é disputar a presidência da República em 2022 pelo Cidadania. Se confirmada sua candidatura, ele trilhará o mesmo caminho do Cabo Daciolo que disputou a presidência para cumprir tabela.
Inocente quer saber – Michel Temer voltará para a prisão hoje?
Renata diz
Se o inocente que saber se o corrupto Michel Temer voltará à prisão nesta quinta-feira o pecador responde o seguinte: mediante tantas provas e delatado por corrupção no âmbito da lava jato e até com provas gravadas em áudios pelo Joesley Batista e o Temer escapar de ir preso dá pra desconfiar da questão de parcialidade da turma da lava jato e de maioria do judiciário e até mesmo de proteção por parte de autoridades do atual governo.
constância diz
Tomara que o governador Paulo Câmara não se deixe contaminar por esse governo (do Bolsonaro) pois do contrário entrará o Paulo Câmara para o lixo da história política e será julgado e derrotado nas urnas.
Nayara diz
NÃO é de hoje que tenho grandes dúvidas com relação à parcialidade da turma da lava jato e orquestrada com a maioria da turma do judiciário pois o Temer comprovadamente corruptos até com prova gravada no porão do jaburu e até o presente momento desfrutando de liberdade se não ser e ficará preso comprova essa minha desconfiança com relação à parcialidade da turma da lava jato e maioria do judiciário…só para refrescar a memória o Joesley Batista gravou o temer no porão do jaburu na calada da madrugada justamente no momento em que o Temer negociava propina e falou pro Joesley ” tem que manter isso viu”.
Valine diz
Só pode ser piada de mau gosto falar que o Fernando Bezerra Coelho é o político mais qualificado do Brasil já sei que estamos muito mau representados no âmbito político🇧🇷estamos em decadência política meu amado 🇧🇷
Chico Barbosa diz
Tá faltando ser recolhido à prisão o Beto Richa e seu irmão delatados e com provas por corrupção no âmbito da lava jato, turma da lava jato e maioria do judiciário vamos acabar com a parcialidade e seletividade e recolher o Beto Richa e seu irmão, o Temer esperamos que se entrege e seja preso sem ter o privilégio de ser solto em poucos dias como foi da outra vez.
Renata diz
O mineirinho corrupto Aécio Neves tem que ser preso é comprovadamente corrupto e continua sendo blindado por a turma da lava jato e maioria do judiciário…cadê o Fachin que pega pesado com o Lula e petistas e fala fino e blinda o Aécim…ufa! Cadê o relator da lava jato no STF senhor Fachin que parece blindar o Aécio?
William Pontes diz
Apreciaria dois esclarecimentos do jornalista: a) o contrato de locação do Centro Administrativo de Jaboatão nao está sob observação do TCE?; e o jornalista leu com correção o que diz a pesquisa sobre a Reforma da Previdencia?, parece-me que não.
Mauro Guerra diz
Elogio cara pálida?
1.000 funcionários só em um prédio de uma administração municipal?
Menos, muito menos.
Lute por um emprego publico, mas sem mentir para a população
constância diz
Acabo de lê no site da revista veja que logo o Temer será solto novamente (isso se for preso até o momento a juíza substituta do Marcelo Bretas não expediu o alvará de prisão do Temer) e colunista e ou jornalista da veja já dá como certo a soltura do Temer no STJ isso só mostra o quanto a parcialidade e seletividade por parte da turma da leva jato se estende orquestradamente em todas as instâncias superiores do judiciário.
Nayara diz
É de envergonhar as pessoas de boa fé do nosso país a parcialidade e seletividade por parte da turma da lava jato inclusive em outras instâncias do judiciário realmente fica nítido que:
” o pau que bate em chico jamais baterá em framcisco” o moro e turma da lava jato de curitiba iniciaram a seletividade e parcialidade no âmbito judicial e fizeram as outras instâncias fazer o mesmo.
Renata diz
Tô pulando de alegria ao lê no noticiário que uma comissão parlamentar retirou o Coaf das mãos do moro.
Tomara que isso jamais seja revertido…afinal o moro jamais será dono do Brasil que pertence a milhões e milhões de brasileiros.
ponto final diz
🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷 o Brasil pertence a todos os brasileiros (as) e NÃO ao Sérgio moro.
Coaf nas mãos do Paulo Guedes.