Aproximação do PSB com o PT distancia MDB
Nas eleições de 2012 a confusão envolvendo o PT fez com que Eduardo Campos tirasse Geraldo Julio do colete e o lançasse para disputar a prefeitura do Recife. A ruptura com o PT permitiu que o MDB, distanciado de Eduardo Campos e Miguel Arraes desde 1992, passasse a integrar a Frente Popular, numa reconciliação entre Jarbas e Eduardo.
A aliança entre MDB e PSB foi mantida por mais três eleições, 2014, 2016 e 2018, esta última com a reaproximação do PT com a Frente Popular permitindo uma inédita e até então impensável chapa com Jarbas Vasconcelos e Humberto Costa disputando o Senado.
Apesar de ter sido colocado no constrangimento de ser mantido numa chapa com um dos seus maiores críticos, Jarbas aceitou as circunstâncias da disputa sem criar qualquer tipo de aresta, porém tem percebido que o PSB vem priorizando a aliança com o PT para 2020, o que pode afastar o MDB da Frente Popular.
Nas coxias da base de sustentação do governador, há um sentimento claro de que Jarbas e o PSB não falam a mesma língua, o que pode abrir caminho para que o MDB tenha uma candidatura própria a prefeito do Recife, cujo nome tende a ser deputado federal Raul Henry. Em se confirmando o afastamento de Jarbas da Frente Popular, teríamos, assim como em 1992, 1998 e 2012, um novo capítulo sobre a relação entre Jarbas e o PSB, com desdobramentos significativos tanto para 2020 quanto para 2022.
Camarote – O senador Fernando Bezerra Coelho, que voltou a dialogar com Jarbas Vasconcelos, tem assistido de camarote a insatisfação do MDB com a Frente Popular. Fernando espera conseguir pacificar o MDB e a relação azeda de Jarbas e Raul com o PSB contribui bastante para o entendimento entre os três no partido.
Insatisfeito – Apesar de não externar por ser um aliado disciplinado, o deputado estadual Tony Gel recebe diariamente pressão de aliados pela falta de espaço no governo Paulo Câmara. De acordo com um aliado de Tony, o Palácio só saberá o seu real valor quando perdê-lo.
Vereador – Rogério Magalhães, coordenador do Movimento Pelas Crianças e membro do projeto EscolaSemPartido, assumiu a Secretaria-Geral do partido do General Mourão em Recife, o PRTB. Rogério, que foi policial e tenente do Exército, deverá ser candidato a vereador ano que vem e tem condições reais de representar o eleitorado conservador de Bolsonaro/Mourão no Recife.
Ânimo – Deputados estão começando a se mobilizar para aprovar a PEC que Alberto Feitosa apresentou no sentido de permitir que os parlamentares legislem sobre matérias financeiras. Atualmente, o deputado estadual não pode apresentar nenhum projeto que gere despesa para o estado. A única coisa que o deputado tem direito é emendas no valor aproximado de R$ 1 milhão.
De volta – O jornalista Aldo Vilela retorna ao rádio no próximo dia 25. Ele vai comandar o departamento de jornalismo da Rádio Transamérica FM 92.7 Recife. Aldo vai ancorar dois programas, pela manhã das 06 as 7 horas e a tarde o Transamérica debate das 15h até as 16.
RÁPIDAS
Emendas – Por falar em emendas, apesar de serem impositivas, o governo não vem pagando as emendas dos deputados, inclusive os governistas que defendem as matérias do Palácio com muita disciplina. Tem parlamentar que tem cerca de R$ 3 milhões em emendas que não foram pagas pelo governo, prejudicando a sua relação com as bases.
Denúncia – O líder da oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Marco Aurélio, denunciou que a empresa que fornece carros locados para a secretaria de Saúde de Pernambuco travou a utilização dos veículos por falta de pagamento, deixando a secretaria sem veículos para prestar atendimento à população.
Inocente quer saber – Jarbas inidicou pessoalmente Marcelo Bruto para a equipe de Paulo Câmara?
Deixe um comentário