A inexistência do Serviço de Verificação de Óbito (SVO) no posto do IML em Garanhuns obriga o traslado de corpos até Caruaru para a realização de exames que comprovam a causa da morte e a consequente e necessária emissão de declaração de óbito.
Esta realidade causa transtornos às famílias do Agreste Meridional, que diante da perda de um ente querido – justamente um dos momentos mais dolorosos da vida – são obrigados a aguardar o deslocamento para Caruaru e a liberação do corpo e do documento. Em alguns casos, a demora ultrapassa 24 horas.
Os contratempos e o sofrimento das famílias enlutadas podem podem desaparecer caso o IML de Garanhuns passe a contar com o SVO. E é exatamente essa reivindicação feita pelo deputado Álvaro Porto (PTB).
O petebista formalizou o pleito à Mesa Diretora da Alepe e solicita o encaminhamento da reivindicação ao governador Paulo Câmara (PSB), ao secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua Vieira Cavalcanti, e à Gerente Geral da Polícia Científica, Sandra Santos.
Para fundamentar a sua reivindicação, Porto argumenta que implantação do SVO em Garanhuns beneficiará não só a população do Agreste Meridional, que terá agilizada a realização de exames tanatoscópicos, uma vez que estes serão realizados em local mais próximo.
“A população do Agreste Central também será beneficiada. Isso porque, diante da diminuição da demanda, a espera pela realização dos exames em Caruaru será reduzida”.
No texto da justificativa, o deputado destaca que de, acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Garanhuns possui uma população de 135,1 mil habitantes, sendo a cidade pólo do Agreste Meridional. Ou seja, a instalação do SVO em Garanhuns vai ter uma repercussão positiva em todos os 26 municípios da região que soma mais de 641,7 mil habitantes.
“Tendo em vista ser uma importante reivindicação não só do município de Garanhuns, mas de todo o Agreste Meridional, esperamos que as autoridades competentes atendam ao nosso pleito”, salienta o deputado no documento.
Deixe um comentário