Marco Aurélio conquistou o favoritismo dos colegas oposicionistas
Faltando pouco mais de dez dias para a posse dos novos deputados estaduais e consequentemente a eleição da mesa diretora e principalmente as definições sobre quem será o líder do governo e o líder da oposição, há um sentimento entre os doze deputados que integram a oposição de que Marco Aurélio está sacramentado para ocupar o posto, seja no entendimento, que é o melhor caminho, seja num bate-chapa, que pode trazer sequelas para a oposição criando dois grupos oposicionistas: os vitoriosos e os derrotados.
É indiscutível a capacidade política de alguém que construiu à revelia de um prefeito bem-avaliado como Geraldo Julio uma candidatura a primeira-secretaria da Câmara Municipal do Recife, sagrando-se vitorioso. O agora deputado construiu sua trajetória na base do diálogo quando vereador, tendo trânsito entre os pares.
Na disputa pela liderança da oposição travada recentemente Marco Aurélio não foi candidato de si próprio, e sim de um conjunto de lideranças políticas que reconhecem a necessidade de alguém com o seu perfil para atuar neste início do segundo governo Paulo Câmara como líder oposicionista. Os atores políticos garantem de sete a oito votos para o deputado Marco Aurélio se sua adversária Priscila Krause decidir levar a disputa para as últimas consequências.
O que diferenciou Marco de Priscila foi que sua candidatura teve o diálogo, respeitando todas as forças políticas, enquanto Priscila Krause apostou que seu nome seria definido sem qualquer discussão. Enquanto Marco construiu dois mandatos de vereador do Recife e um de deputado estadual sem qualquer tipo de apadrinhamento, Priscila construiu sua trajetória na base do sobrenome. Evidente que ela também tem seus méritos, mas por conta de não saber o real significado da luta política, ela ainda não entendeu que desta vez ela não é fato consumado, não é fatura liquidada, muito pelo contrário, se for para o bate-chapa conhecerá o real significado de uma derrota política.
Sem atenção – Durante o Programa Ponto de Vista, de Adriano Roberto, o deputado federal Gonzaga Patriota queixou-se publicamente da falta de atenção do Palácio do Campo das Princesas com o seu trabalho. Gonzaga tentou marcar vários eventos com o governador Paulo Câmara ao longo de 2018 mas não obteve sucesso em nenhuma ocasião.
Contabilidade – O Palácio do Planalto contabiliza dois votos da bancada do PSB de Pernambuco para o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, que tenta a reeleição. Os deputados Felipe Carreras e Gonzaga Patriota são nomes certos que votarão no atual presidente da Câmara. O PSB tem na disputa pelo cargo o deputado JHC de Alagoas.
Visita – Após receber Rodrigo Maia na quinta-feira e JHC na sexta-feira, o governador Paulo Câmara receberá nesta segunda-feira mais um candidato à presidência da Câmara dos Deputados, que é o deputado Fábio Ramalho (MDB/MG), atual vice-presidente da Casa. O encontro será a partir das 11 horas da manhã.
Benção – A deputada estadual Simone Santana recebeu a benção do Palácio do Campo das Princesas para ocupar a primeira vice-presidência da Assembleia Legislativa de Pernambuco. O governo decidiu ligar o rolo compressor para garantir os 25 votos necessários após sentir que a deputada não estava com forte aderência na Casa.
Desagregador – A respeito de uma entrevista do deputado Pastor Eurico criticando o governador Paulo Câmara, o vereador do Recife, Davi Muniz disse que o deputado é desagregador e não cumpre com a palavra, por conta disso o partido não foi chamado para qualquer conversa com o governo.
RÁPIDAS
Saúde Recife – A prefeitura do Recife sucateou o Saúde Recife, que é o plano de saúde dos servidores municipais. A autarquia está devendo aos profissionais e estabelecimentos que prestam serviço, causando o descredenciamento de clínicas e hospitais de qualidade, deixando os beneficiários do plano à mercê de estabelecimentos sucateados que nem na capital ficam.
Raul Henry – O deputado Fabio Ramalho estava confiante que na sua vinda a Pernambuco pudesse garantir o voto do correligionário Raul Henry na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados, porém ao saber que o colega declarou voto a Rodrigo Maia ficou completamente frustrado.
Inocente quer saber – Por qual motivo Priscila Krause tem a torcida do governo para liderar a oposição?
Deixe um comentário