Anderson Ferreira se consolida como liderança política estadual
Eleito deputado federal com 48.435 votos em 2010, Anderson Ferreira ganhou destaque nacional ao apresentar o Estatuto da Família, que lhe deu notoriedade na Câmara dos Deputados. Quatro anos mais tarde, Anderson foi reeleito com 150.565 votos, triplicando sua votação e colocando-lhe no rol dos políticos pernambucanos em ascensão. Nas eleições de 2016, Anderson começou do zero uma campanha para prefeito de Jaboatão dos Guararapes, enfrentando duas máquinas que davam sustentação ao candidato oficial, chegou ao segundo turno e acabou vitorioso com uma expressiva votação.
Nas eleições de 2018, o prefeito consolidou o seu grupo político, mesmo na oposição a nível estadual, elegendo cinco deputados estaduais do PSC, partido presidido pelo seu irmão, André Ferreira, e fez dele o deputado federal mais votado de Jaboatão dos Guararapes e o terceiro mais votado de Pernambuco com 175 mil votos. O grupo liderado pelo prefeito, que já presidiu o PR a nível estadual, tem conquistado grande relevância tanto no segmento evangélico quanto na política estadual, e tem despertado o interesse de muita gente em Brasília.
É importante salientar que Jaboatão dos Guararapes é a principal cidade governada pelo PR no Nordeste, o que tem dado a Anderson Ferreira a vitrine de ser um dos expoentes do partido a nível nacional. A opção que fez em se manter filiado à legenda republicana pode render-lhe o reconhecimento por parte da cúpula como a liderança que o PR precisa para crescer no Estado, visando às eleições de 2020.
E isso pode significar o retorno do prefeito à presidência. Fazer o PSC conquistar a terceira maior bancada na Assembleia Legislativa pode ter sido o sinal que a direção nacional do PR precisava para perceber o poder de fogo de Anderson. Ele sempre respeitou o partido e, mais do que nunca, passa a ser respeitado como político.
Não há dúvida de que, como aconteceu nas eleições de 2018, as articulações políticas de Pernambuco seguirão passando pelas mãos de Anderson Ferreira. É jovem, tem disposição, e se existe um vácuo na oposição, é natural que ele esteja credenciado para assumir o posto de líder.
Arquivado – O Senador Federal retirou de pauta o projeto que visava “flexibilizar” a Lei de Ficha Limpa. O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) conseguiu 54 assinaturas, dentre 81 senadores, para a retirada de urgência do projeto. A iniciativa era para que as condenações anteriores em 2010 não resultassem em “ficha-suja” para os candidatos. “A proposta tentava rasgar a Lei de Ficha Limpa, além de contrariar uma decisão do Supremo, que, ao analisar a lei atual, decidiu que a norma valia para casos anteriores a 2010”, disse o procurador Cristiano Pimentel, do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO).
IPVA – Por sugestão do deputado estadual Rodrigo Novaes (PSD), o governo decidiu apresentar uma emenda que aplica o reajuste de 3% no IPVA pelos próximos três anos. Na proposta original do executivo, o reajuste de 3% no IPVA ocorreria indefinidamente, o que deixaria o imposto pernambucano como o mais caro do Brasil.
Fraudes – Após uma emenda do deputado estadual Alberto Feitosa (Solidariedade), exigindo que o governo fiscalize os beneficiários do Bolsa-Familia através de um cruzamento de dados para cortar benefícios de quem tem renda além do permitido para ter direito, será possível pagar os benefícios de quem realmente precisa, evitando fraudes.
Gleide Angelo – Eleita deputada estadual com 412.636 votos, sendo a mais votada da história de Pernambuco, a delegada Gleide Angelo pretende intensificar as plenárias em defesa das mulheres, combatendo a violência doméstica sobretudo na Região Metropolitana do Recife onde tem forte atuação. A plenária servirá para ajustar o mandato mas também se preparar para voos futuros.
RÁPIDAS
Cota – Com a escolha do deputado Luiz Henrique Mandetta para o ministério da Saúde, o presidente Jair Bolsonaro extrapolou a cota de ministros do Democratas na Esplanada. Além de Mandetta, Bolsonaro já havia convocado Onyx Lorenzoni para a Casa Civil e Tereza Cristina para a Agricultura.
Ressalva – Nem todos os tucanos apoiam a nomeação de Bruno Araújo para a presidência nacional do PSDB. Há quem afirme que Bruno deixou o partido em Pernambuco reduzido a apenas uma deputada estadual eleita em 2018, e isso pesará contra a sua escolha numa eventual presidência nacional da sigla.
Inocente quer saber – O grupo de vereadores de Macaparana que apoia o deputado Antônio Moraes ajudará Paulo Câmara neste segundo governo?
Mário Jorge diz
Anderson Ferreira pode ser uma liderança no estado porém na cidade de Jaboatão sua rejeição e bem expressiva e nos 4 cantos .a população não ver a hora de chegar às eleições pra ele ir embora da cidade já que a câmara e ligada ao legislativo e tudo pode nessa cidade sem lei
Marcos diz
Acredito que você não seja um cidadão jaboatonense, e está muito mal informado. O que eu vejo na rua, são pessoas agradecendo por cada obra e serviços que vem sendo realizados. E o prefeito Anderson Ferreira, até à frente da gestão a menos de 2 anos. Para concluir: deixe o homem trabalhar e depois você tira sua conclusões. Só lembrando: saíram 2 candidatos para deputado estadual, que foi o ex-prefeito Elias Gomes e Neco, e o povo deu a resposta de rejeição nas urnas.
Mario Jorge diz
Errata :. A Câmara e ligada ao Ministério Público em trocas de cargos comissionados.
William Pontes diz
O Anderson até agora é um prefeito virtual, sua grande obra foi o Centrp Administrativo que o TCE aponta um abissal superfaturamento( estima-se em 7 milhões). Moro na Rua Cel Dario Ferraz de Sá- Candeias – com todos oa tributos pagos – e há dois anos que a prefeitura nao faz o minimo: capinar a rua. Alem disso estão em estado precario as vias de Piedade, Candeias, Barra de Jangada e arredores. Para comprovar, basta circular. Outra coisa nas principais arterias, por exemplo: av Bernardo Vieira de Melo.nao há sinalizaçao horizontal e nem no calçadão de Candeias. Um desempenho sofrível, e votei nele. Porém estou decepcionado.
Neide Lúcia diz
Anderson Ferreira está sendo até o momento o melhor prefeito que Jaboatão dos Guararapes já teve,as pessoas deveriam esperar e deixar ele trabalhar ele pegou a prefeitura uma bagunça a câmara de vereadores que só tinha fraudes,o que ele vem fazendo nesses anos nenhum prefeito fez.Eu acredito na mudança e tem muita coisa realmente para ser feita, só que ele é um só em vez de estarem criticando porque vocês não fazem uma solicitação a prefeitura,tirem foto e envie para prefeitura,com certeza ele dará solução, agora criticar e ficar sentado esperando nem santo faz,vejam as necessidades dos seus bairros e entregue na câmera de vereadores que eles fazem projeto e levam ao prefeito.jaboatao dos Guararapes é uma cidade muito grande e ele precisa que o povo ajudem a ele governar.