Com a entrada em vigor da Medida Provisória 617, que zera as alíquotas do PIS e da Cofins pagas por empresas de transporte coletivo urbano, o deputado Betinho Gomes defendeu, em plenário, nesta tarde, que o Governo do Estado adote a medida para reduzir o preço das tarifas de ônibus praticadas no Estado, assim como o fez o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio (PSDB). O pronunciamento do parlamentar questiona as declarações do governador Eduardo Campos, o qual afirmou que não vai rever as tarifas praticadas em Pernambuco e que a redução dos impostos só será colocada em pauta na próxima discussão em torno do reajuste das passagens, fato que só acontece uma vez por ano.
“Entendo essa decisão como um equívoco. Se esse benefício da redução do PIS e Cofins não for repassado agora para o cidadão, certamente, no final do ano, quando for discutido o reajuste, já não haja nenhum benefício a cidadão esse corte dos impostos diante desse descontrole da a inflação. Além disso, as empresas já estão sendo beneficiadas com essa redução do imposto e, portanto, estão aumentando os seus lucros”, argumentou o deputado.
Betinho também pontuou que a redução do imposto como forma de baratear a passagem dos ônibus “foi uma bandeira defendida pelo governador durante o programa nacional do PSB, partido do qual Campos é presidente nacional”. “Queremos trazer essa bandeira que foi levantada pelo PSB, permitindo que o cidadão possa usufruir da redução dos impostos, pagando uma passagem mais barata”, ressaltou o tucano.
O crescente esquema de falsificação das carteiras de livre acesso, destinadas aos deficientes físicos, devido à falta de fiscalização do poder público estadual também foi questionado pelo deputado. “Segundo o sindicato dos empresários, o Urbana-PE, o prejuízo estimado é de R$ 840 mil por dia em passagens que deixam de ser pagas”, frisou Betinho, apelando, mais uma vez que o governo estadual tome providências diante de mais essa “conta” que está se impondo ao cidadão pernambucano pagar.
Deixe um comentário