O deputado federal e candidato à reeleição Zeca Cavalcanti (PTB) e a candidata a deputada estadual Fabíola Cabral (PP) estiveram na tarde desta sexta-feira (31) na Aldeia Xukuru, município de Pesqueira, no Agreste de Pernambuco, onde participaram de uma reunião com o povo Xukuru, comandada pelo cacique Marquinhos, pelos vereadores de Pesqueira, Severino e Silvano e por dona Zenilda, mãe do cacique Marquinhos e viúva do cacique Chicão.
Também participou do encontro o deputado estadual Júlio Cavalcanti (PTB).
Na oportunidade, o cacique Marquinhos destacou as necessidades do povo da Aldeia, como máquinas para terraplanagem e construção de barragens para captação de água, entre outras. Sobre essa demanda, o deputado Zeca Cavalcanti destacou que uma emenda de sua autoria vai garantir uma máquina patrol ainda em 2018.
O líder Xukuru enfatizou ainda que o deputado Zeca é a força que eles têm em Brasília. “Muitas vezes nós precisamos ir à Brasília e lá contamos com o deputado Zeca Cavalcanti sempre na defesa dos nossos direitos”.
“Aqui nós temos Júlio e Zeca Cavalcanti como nossos irmãos. Na hora em que mais precisamos sempre são eles que chegam junto para nos ajudar e somar”, destacou Marquinhos.
Júlio Cavalcanti apresentou Fabíola Cabral como a sua candidata a deputada estadual ao povo Xukuru. Fabíola é filha do prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, e concorre a uma vaga na assembleia legislativa pela primeira vez. “Fabíola é jovem e muito preparada, está pronta e, assim como eu, também será uma deputada estadual que terá atenção especial ao povo e às causas indigenas”, afirmou.
“Sou extremamente grato ao povo Xukuru pelo tanto que aprendi com a história e a força de vocês. Não concorro nesta eleição, mas quero dizer que estarei sempre na atividade pública, zelando pelo bem das pessoas. Vou continuar defendendo as causas e os anseios do povo Xukuru”. Recentemente, Julio destinou, através de emendas, duas ambulâncias para atender a aldeia Xukuru e região.
Fabíola Cabral também exaltou em seu discurso a importância dos indígenas e se comprometeu a ser uma porta-voz do povo Xukuru quando estiver na Assembleia Legislativa. “Contem comigo, quero lutar junto com vocês em todas as áreas, mas me dedicarei especialmente à área da educação Xukuru. Não só por melhorias para os professores, mas também para porteiros, merendeiras e todos os profissionais que dedicam sua vida pela educacao das crianças e adolescentes”.
Além de destacar a emenda que vai destinar uma patrol para a comunidade, Zeca Cavalcanti também se comprometeu em votar contra duas propostas – contrárias ao povo indígena – que estão em tramitação no Congresso e devem ser votadas em breve pelos deputados.
Trata-se da Proposta de Emenda a Constituição (PEC) 215/00 que transfere do Executivo para o Congresso a aprovação das demarcações de terras ocupadas pelos índios e do Projeto de Lei Complementar (PLP) 227/12 definindo que os bens de relevante interesse público da União – que estiverem em terras indígenas – poderão ser explorados comercialmente por terceiros.
“Eu quero que essas propostas cheguem para votação. Estou ansioso para votar contra projetos e propostas que não são a favor das causas e dos povos indígenas”, finalizou.
gustavo diz
engraçado esse grupo do caçique marcos a tarde declara apoio a candidata fabiola cabral e a noite declara apoio ao deputado joao eudes indo pra inauguraçao do comite do deputado afinal de que lado ele esta vc pode ver as fotos do vereador sil e do vereador severino la na inalguração do comite do deputado no site pesqueira fuxico