A nota publicada pelo Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) no último domingo, denunciando a precária situação em que se encontram muitos serviços de saúde pública em Caruaru motivou um pronunciamento do deputado estadual Tony Gel (DEM) na reunião desta terça-feira (21), na Assembleia Legislativa de Pernambuco.
Ambulâncias sucateadas, unidades de saúde com estruturas físicas precárias, desfalque de profissionais nas escalas de plantão, déficit de pessoal, falta de insumos, medicamentos e equipamentos foram alguns dos problemas relatados pelo parlamentar. “São pessoas que estão morrendo a míngua, gestantes sem atendimento, diabéticos sem medicamentos, crianças desassistidas. O abandono em que se encontra a saúde municipal de Caruaru sobrecarrega o sistema estadual. É evidente o descaso da prefeitura com os caruaruenses”, criticou.
O ex-prefeito de Caruaru também destacou avanços importantes da saúde pública no município durante suas gestões. “Implantamos três hospitais municipais, cinco policlínicas, um centro de imagem, dois laboratórios de análises clínicas e uma policlínica do idoso com fisioterapeuta, dentista, geriatra. Recebi a prefeitura em 2001 com 26 equipes da família e ampliamos para 43. Implantamos vinte unidades do dentista da família. O atual prefeito não implantou uma equipe se quer”, comparou.
Tony Gel disse ainda que a UTI da Casa de Saúde Bom Jesus, implantada em sua gestão, está fechada e que na próxima quinta-feira pode ser deflagrada mais uma greve em Caruaru. O parlamentar também criticou o impasse entre o prefeito José Queiroz e os professores da rede municipal. “O atual prefeito cortou a gratificação de regência na zona rural de trinta por cento e os professores fazem semanalmente manifestações tentando recuperar o que foi cortado dos seus salários. O ensino de Caruaru está comprometido e os profissionais desmotivados, falta merenda e quando tem não tem qualidade. É uma situação calamitosa a saúde e a educação de Caruaru”, concluiu.
Deixe um comentário