Nas duas últimas eleições para deputado federal, os chapões liderados pelo PSB elegeram os cinco mais votados. Em 2010, a coligação liderada pelo partido de Paulo Câmara emplacou nada menos que 20 deputados federais tendo Ana Arraes, Eduardo da Fonte, João Paulo, Inocêncio Oliveira e Pastor Eurico entre os mais votados do pleito. Quatro anos depois, em 2014, a coligação socialista elegeu 18 federais no chapão, tendo novamente os cinco mais votados do pleito: Eduardo da Fonte, Pastor Eurico, Jarbas Vasconcelos, Felipe Carreras e Anderson Ferreira.
Agora o quadro mudou, Jarbas disputará o Senado, Anderson está na prefeitura de Jaboatão e na oposição, e Eduardo da Fonte e Pastor Eurico decidiram fazer suas chapinhas. Tendo somente Felipe Carreras, que não repetirá a votação, na disputa, e João Campos como único puxador da chapa, isso se ele confirmar os prognósticos palacianos de ser o mais votado.
Se em 2010 e 2014 os chapões do PSB elegeram a maior parte dos deputados, em 2018 a coligação elegerá no máximo 7 parlamentares para a Câmara Federal, diminuindo a força do partido do governador na representação em Brasília e em caso de reeleição, depender fortemente dos partidos que compõem a Frente Popular.
Deixe um comentário