A segunda maior cidade de Pernambuco, com aproximadamente 700 mil habitantes, Jaboatão dos Guararapes, localizada na Região Metropolitana do Recife (RMR) completa no próximo sábado (04/05) 420 anos de história. Em comemoração a data, a Prefeitura programou diversas ações para celebrar a festividade.
Entre as atividades previstas, a aula inaugural da Academia dos Idosos, que ocorrerá na Regional Praias, visita as obras de contenção de encostas no Córrego das Rosas com solenidade de corte de bolo, mutirão de serviços oferecidos pela Administração Municipal aos moradores do bairro de Cavaleiro, dentre outras ações.
Ao longo do mês de maio, serão realizadas inaugurações de escolas, unidades de saúde, debates, lançamento de obras, Conferência Municipal da Cidade, entre outros eventos. Localizado numa posição estratégica, por estar situado entre o Porto de Suape e o Aeroporto Internacional dos Guararapes, Jaboatão tem um dos principais polos de desenvolvimento logístico do Estado. Além disso, é cortado por importantes rodovias como as BR-101, BR-232 e a PE-007.
São muitos os atrativos que fazem da cidade uma das mais frequentadas de Pernambuco. Os oito quilômetros de orla, que estão recebendo os serviços de engorda, no qual será despejado um milhão de metros cúbicos de areia, o que equivale a 80 mil caminhões do tipo caçamba cheios, em breve ganharão nova vida. Igrejas seculares, hotéis, santuários e engenhos são estímulos aos visitantes.
História
Fundado no dia 4 maio de 1593, o povoado era conhecido como Yapoatan, nome indígena que faz referência a uma espécie de árvore bastante comum na região, utilizada na fabricação de mastros e embarcações.
A partir de 1989, a cidade passou a ser chamada de Jaboatão dos Guararapes, em homenagem ao local das batalhas históricas – os Montes Guararapes. É lá que está localizada uma das mais belas igrejas de Pernambuco, a de Nossa Senhora dosPrazeres, construída em 1565, sendo a única igreja de Pernambuco, cuja fachada é revestida em azulejo – primeira igreja das Américas a ser dedicada ao culto de Nossa Senhora. É lá também onde, todos os anos, é realizada uma das festas mais tradicionais do Estado, a Festa da Pitomba.
Programação
9h – Aula inaugural da academia dos idosos (Regional Praias)
10h30 – Passeio ciclístico com corte do bolo (Regional Prazeres)
11h- Visita à obra do Córrego das Rosas
11h30 – Aniversário de 1 ano da Escola Barão da Muribeca
12h30 – Mutirão de serviços de melhoria no Centro de Cavaleiro
14h – Encontro Cultural na Associação dos Moradores do Curado IV
19H30 – Concerto Lírico com Augusto Lira e orquestra (Monte dos Guararapes)
Deixe um comentário