Pelo não cumprimento do prazo estabelecido na Política Nacional de Atenção Básica, Araripina foi penalizada e o Ministério da Saúde descredenciou 04 Equipes de Saúde da Família, causando um enorme prejuízo ao município.
O argumento é que a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde não cumpriu alguns requisitos e a solução é não melhorar, mas extinguir a porta de entrada, o local que atende 90% dos problemas de saúde da população.
Com o descredenciamento dessas ESF’s a saúde do município sofre um enorme prejuízo, uma vez que centenas de pessoas ficarão desassistidas.
Em sua decisão, o Ministério da Saúde argumenta que ficam descredenciadas as Equipes de Saúde da Família (ESF) dos Municípios descritos nos anexos, em razão dos descumprimentos do prazo estabelecido na Portaria de Consolidação nº 2/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, para cadastramento no Sistema Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (SCNES).
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2018/prt1717_21_06_2018.html
Nilsa diz
Enquanto Jaboatão recebe novos profissionais para reforçar a equipe de saúde, Araripina, se vê descredenciada, perdendo 04 ESF, em face do não cumprimento de prazo pela Secretaria da Saúde, no cadastramento da PNAB. Lamentável.
Ludmila diz
É mesmo? Quais foram as unidades descredenciadas? Quem são as famílias desassistidas? Não falem do que não sabem… Não se trata de unidades já existentes. Seriam as futuras equipes a serem montadas. Elas sequer tinham sido montadas ainda. Jesus, não leem tudo e ainda falam do que não sabem.
ADELCIO JOSE VIEIRA DE SOUZA diz
A informação correta é muito importante, Parabéns por traze-la…
ADELCIO JOSE VIEIRA DE SOUZA diz
O CONASS e o CONASEMS esclarecem.