Candidatura de Marília Arraes atrapalha Paulo e Armando
A pré-candidatura da vereadora Marília Arraes ao governo de Pernambuco caiu nas graças da população, que através das redes sociais demonstra bastante entusiasmo com o projeto apresentado pela neta de Arraes. O sucesso desta candidatura é fruto de um exaurimento do PSB, cuja hegemonia já dura doze anos no estado, mas também da falta de entusiasmo do eleitor com o projeto representado por Armando Monteiro, que mesmo tendo sido adversário do atual governador em 2014, foi incapaz de polarizar com Paulo durante três anos e meio, e segue sem fazer este contraponto.
A consolidação de Marília no jogo é ruim para os dois projetos representados por Paulo e Armando. Para o atual governador, a presença da vereadora consolida a existência do segundo turno, o que é um péssimo sinal para o socialista, cujas chances maiores passam por vencer no primeiro turno. Mas para Armando não é diferente, porque mesmo com toda retaguarda partidária, Armando corre um risco real de ficar de fora da segunda etapa perdendo a vaga para Marília, que já se apresenta com mais votos que ele nas pesquisas.
A população dá claras demonstrações de insatisfação com os políticos tradicionais, e por isso Jair Bolsonaro vem ocupando espaços cada vez mais significativos no plano nacional, e em Pernambuco Marília é quem tem canalizado toda esta insatisfação. O discurso de Marília tem aderência porque ela é coerente, corajosa, determinada, jovem e mulher. Para um estado de característica lulista, como Pernambuco, o projeto representado por Marília está caindo como uma luva.
Apesar de muitos dizerem que ela não vai a lugar nenhum porque não tem estrutura, é importante frisar algumas eleições que mostraram que a estrutura nem sempre prevaleceu. Tivemos em 2000 a vitória de João Paulo contra todo aparato de Roberto Magalhães. A vitória de Eduardo Campos em 2006 sendo o candidato com menos volume de campanha entre os três principais nomes. A eleição de Elias Gomes em Jaboatão dos Guararapes em 2008 contra toda a retaguarda de André Campos e mais recentemente a vitória do Professor Lupercio em Olinda contra todo poderio dos Urquiza, do PCdoB e de Antonio Campos.
Nem sempre a lógica financeira prevalece. As vezes a coerência e o sentimento de saturação com tudo que está colocado termina forjando novas lideranças. Se porventura Marília conseguir convencer o PT a dar-lhe legenda para a disputa, é muito difícil segurar a onda que está se formando em torno dela, e poderá sacramentar em Pernambuco o fim dessa política tradicional que acha que juntar um bocado de político num palanque é suficiente para convencer um eleitor cada vez mais conectado e saturado com aqueles que representam o passado.
Gula – Muitos políticos estão chamando Mendonça Filho de guloso. Isto porque ele quer eleger a irmã Andrea deputada estadual e o filho Vinícius deputado federal. Apesar de querer ser majoritário, uma vez que disputará o Senado, ele decidiu colocar dois candidatos competitivos para a Alepe e para a Câmara Federal, criando um problema com aliados e políticos que consideravam lhe dar o voto para o Senado.
Abordagem – Outra reclamação da classe política tem sido a abordagem do ex-ministro aos prefeitos de todo o estado. Quando ele é apresentado a um prefeito, Mendonça pergunta logo se tem deputado federal e estadual, quando a resposta é positiva, ele passa a conversar com o prefeito sem qualquer entusiasmo, o que tem gerado ruídos entre toda a classe política.
Ausência – Durante a visita do governador Paulo Câmara ao Sertão de Itaparica, nenhum integrante do Solidariedade se fez presente nos eventos. Os deputados federais Augusto Coutinho e Kaio Maniçoba e o deputado estadual Alberto Feitosa, todos com votos na região, não acompanharam o governador. Outra ausência notada foi a ex-prefeita de Floresta Rorró Maniçoba, que apesar de ser do PSB, não acompanhou o governador. Este recado denota a insatisfação do Solidariedade com o tratamento dispensado pelo Palácio do Campo das Princesas ao partido.
Diálogo – Em Jaboatão dos Guararapes, os vereadores que passaram a integrar a oposição reclamam do secretário de articulação política Robson Leite, que não teve votos para se reeleger vereador e ainda ensaiou apoiar Neco no segundo turno em 2016, sem qualquer afinidade e nenhum compromisso com o prefeito. Há quem afirme que se Robson Leite for substituído, a relação do executivo com a Câmara Municipal poderá melhorar muito, porque ele é escorregadio e não consegue resolver as demandas dos vereadores.
RÁPIDAS
Abastecimento – É de causar estranheza e perplexidade as justificativas do ex-prefeito Jorge Alexandre no caso do uso indevido de combustíveis no seu governo. Afinal, se o contrato disponibiliza cartões individuais para cada veículo, por que usar cartões “genéricos” para abastecer todos os veículos das secretarias?
Sucesso – O São João de Vitória de Santo Antão ganhou muitos elogios pela estrutura, organização e atrações que se apresentaram. Com quatro dias de festa, Vitória conseguiu entrar no rol das melhores festividades do estado. O prefeito Aglailson Junior promete uma festa ainda melhor na edição de 2019.
Inocente quer saber – Quando Armando Monteiro adotará uma postura mais incisiva no confronto com Paulo Câmara?
JAILMA PAIVA diz
Não vejo como ATRAPALHO, acredito que representa a ÚNICA linha alternativa entre o bom censo do caos atual vivido e a junção de pessoas ligadas ao Governo impopular ( representantes deTEMER).
ESSA linha ” alternativa ” será a mais sensata e eficaz , pois não está sendo demasiadamente comprometido o nosso Estado, por meio de cargos e “dança de cadeiras”. O voto na atual vereadora e pre-candidata MARÍLIA ARRAES, será a grande quebra de paradigmas de que o NOSSO ESTADO tem pertencimento.
Sem dúvida, acredito na Vitória do povo, MARÍLIA Arraes Governadora.
Profa. JAILMA PAIVA ( Igarassu-PE)
Rachel diz
Tb concordo q Marilia Arraes é a nelhor candidata no momento! É Marilia Arraes pt
ZAIRA MENTOR DE ARAUJO diz
Muito bem colocado, Marília é Corajosa, Coerente, Determinada, Jovem, Mulher… E tem o apoio dos “Movimentos Sociais”.
Estamos cansados desses políticos tradicionais, que visam apenas os seus interesses pessoais, politiqueiros, corrompendo os eleitores, com compra de “cabos eleitorais”.
Vamos pra luta com Marília Arraes, vamos mudar Pernambuco, vamos tirar esses coronéis da política.
GOLPISTAS que preferiram quebrar o país, para tirar DILMA do poder, prendem LULA por medo de enfretá-lo, e agora querem o apoio do PT.
MARÍLIA ARRAES Governadora!
LULA LIVRE!
Emanoel Lourenço diz
Marília representa a garra da militância petista em Pernambuco. Vamos à vitória com Marília governadora e Lula Presidente
Nilson diz
Qualquer um candidato será melhor que Armando Monteiro este cara e aliados a TEMER estamos fora
Rachel diz
O psb de pernambuco votou no golpe! Tirou uma presidenta honesta e colocou essa quadrilha q ta aí! É PT no govverno de Pernambuco!
Enammatog diz
This is done by using the Landis Pappenheimer equation Equation 4 that is dependent on total protein 177 donde comprar levitra espana
Kontynuuj diz
Insightful piece