Os adolescentes que integram o “Projeto Câmara Mirim”, do município de Jupi (Agreste do estado), participaram nesta quarta-feira (13), de uma capacitação promovida pela Escola do Legislativo de Pernambuco. O primeiro encontro demonstrou de forma teórica e prática conhecimentos acerca do processo legislativo.
A ação formativa que se estenderá até amanhã (14), no plenário da Câmara Municipal, contou com a participação de 18 parlamentares mirins, entre titulares e suplentes. Nesses dois dias de curso serão apresentados aos vereadores assuntos sobre a Organização dos Poderes; Lei Orgânica; Regimento Interno; Gestão Administrativa das Câmaras Municipais e Introdução ao Orçamento Público.
O presidente da Câmara de Vereadores, Lêdson Lins (DEM), apontou que o momento proporcionou embasamento teórico para que os adolescentes exerçam com propriedade as funções do parlamentar mirim.
O diretor da Escola do Legislativo, Sebastião Rufino, destacou a importância da capacitação para os estudantes. “É fundamental criar espaços para debates sobre o papel legítimo da política e do seu poder de transformação na vida das pessoas. Resgatar o interesse da juventude que está restrito em virtude dessa crise ética e moral instalada no país. Uma grande experiência que vai além da sala de aula”, opinou.
A vereadora mirim Monique Freitas, da Escola Napoleão Teixeira Lima, adiantou que vai utilizar o que aprendeu na capacitação para elaborar requerimentos e melhorar na construção dos seus discursos.
PJB – O ex-deputado Barnabé Lucas, do município de Jupi, eleito em 2013, pelo Programa Parlamento Jovem Brasileiro – PJB, participou da capacitação e incentivou os novos vereadores com a sua experiência bem sucedida de jovem parlamentar. “ Tenho atuado veementemente para incentivar a implantação e expansão desse projeto mirim, tanto nas Câmaras Municipais, quanto nas Escolas Públicas”, ressaltou.
Deixe um comentário