O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, anunciou, nesta segunda-feira (26), que a partir de agora, a prefeitura irá garantir a realização de cirurgias pediátricas a crianças e pré-adolescentes residentes no município, com idade entre zero e 13 anos. A decisão é inédita e foi adotada com o objetivo de assegurar que os procedimentos sejam realizados o mais rápido possível, tendo em vista que, em alguns casos, a fila de espera por cirurgias comuns e de grande demanda na rede estadual chega há quase dois anos. A partir das 8h da próxima quarta-feira (28), 14 pacientes passarão por exames pré-operatórios no Hospital Memorial Guararapes. As datas das cirurgias serão agendadas de imediato.
Todos os encaminhamentos serão feitos por pediatras da rede municipal de saúde, a partir da identificação de cada necessidade. O Hospital Memorial Guararapes, localizado no bairro de Prazeres, possui capacidade para realizar cerca de 60 procedimentos por mês. Entre as cirurgias que serão realizadas pela rede conveniada ao município estão as de hérnia inguinal, hérnia umbilical, apêndice, fimose, freio labial, cisto branquial, sinus pré-auricular, fístulas e cistos oro-maxiliares, fístula traqueosofágica adquirida, cisto sacro-cocigeo, prolapso anal, hipertrofia dos pequenos lábios, fixação do testículo na parede do escroto e cisto tireoglosso.
“Sabemos da grande demanda que existe na rede do Governo do Estado e que as crianças aguardam na fila de espera por muito tempo para fazer essas cirurgias. Essa é uma situação que muito nos preocupa, por isso, tomei a iniciativa de agilizar ao máximo a realização dos procedimentos. A Secretaria de Saúde do Jaboatão deu andamento ao processo e, agora, podemos assegurar tranquilidade às famílias, que tanto lutam pela saúde e bem-estar dos seus filhos”, afirmou o prefeito Anderson Ferreira.
Ainda de acordo com o gestor municipal, a meta é trabalhar para zerar a fila de espera nos hospitais da rede conveniada. “O Hospital Memorial Guararapes está apto a realizar uma média de 60 procedimentos cirúrgicos por mês. Vamos continuar trabalhando firme para conseguirmos, o quanto antes, acabar com a demanda espontânea gerada nos hospitais da nossa rede”, pontuou o prefeito.
Deixe um comentário