A comemoração dos 178 anos do Poder Legislativo pernambucano, nesta quarta (três de abril), contou com uma programação amplamente festiva, que foi iniciada com uma Reunião Solene. Na abertura, o presidente da Casa, Guilherme Uchoa, do PDT, fez o lançamento simbólico do Livro Transitando pela história: documentos do Poder Legislativo de Pernambuco, organizado pela Assistência de Preservação do Patrimônio Histórico da Assembleia, e também do Relatório Bienal 2011/2012, que contém as ações do Legislativo naquele período. A cerimônia ainda contou com a apresentação da marca que vai estampar o material publicitário da Casa em 2013, em alusão à Copa das Confederações, e com a exibição de um vídeo institucional, mostrando o funcionamento da Assistência de Comunicação da Alepe.
A solenidade continuou com a entrega da Medalha do Mérito Popular e Democrático Frei Caneca, que homenageia pessoas e entidades de destaque na defesa da democracia e igualdade de direitos. Na categoria Pessoa Física, a agraciada foi a presidente do Tribunal de Contas de Pernambuco, conselheira Tereza Duere, por sugestão do deputado Sebastião Rufino, do PSB. O deputado ressaltou o currículo da ex-deputada e também sua postura política frente ao Regime Militar e ao período de exílio no Chile e no México.
Tereza Duere agradeceu a homenagem, salientando que a iniciativa é mais uma passagem marcante da história da Casa.
O primeiro-secretário da Casa, João Fernando Coutinho, do PSB, destacou que o Legislativo é o poder mais democrático e mais representativo, e comemora mais um aniversário com o mesmo sentimento dos colegas que passaram pela Casa ao longo de sua história.
Para reverenciar os 178 anos da Alepe, ao final da reunião, que foi pontuada pela música do Quarteto da Orquestra Criança Cidadã, houve uma salva de tiros e a queima de fogos de artifício na Rua da Aurora, além da inauguração de uma iluminação especial na fachada do Museu Palácio Joaquim Nabuco. E, como não podia deixar de ser, ao final da programação, todos participaram do corte do bolo.
Deixe um comentário