Por Pablo Fernandes
Lucas Cavalcanti Ramos, nascido no Recife no dia 14 de fevereiro de 1986 e logo retornou a Petrolina, onde sua família construiu uma reconhecida história a favor do desenvolvimento da cidade e do Sertão do São Francisco. No entanto, um ano depois, em 1987, mudou-se para o Recife por ocasião do pai, Ranílson Ramos, ter sido eleito deputado estadual. Aos quatro anos de idade retorna a Petrolina onde passou boa parte da infância e, desde então, sua vida sempre esteve ligada à política.
Em seu enfrentamento nas urnas, obteve estrondoso sucesso. Lucas foi eleito para o primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco em 2014 com 58.515 votos, sendo o 5º mais votado do PSB e o 13º parlamentar mais bem votado desta legislatura.
O deputado estadual Lucas Ramos (PSB), mesmo no seu primeiro mandato, já é considerado um parlamentar em ascensão na Assembléia Legislativa de Pernambuco. Atualmente, é presidente da Comissão de Administração Pública (uma das mais importantes do Poder Legislativo) e membro das comissões de Ética Parlamentar, Meio Ambiente e Sustentabilidade e Constituição, Legislação e Justiça.
Sua atividade legislativa é digna de elogiosos adjetivos. Tem ação marcante na defesa do consumidor, na busca por mais acessibilidade e trabalha arduamente por mais segurança, justiça, oportunidades e cidades melhores para se viver. Entre seus projetos de lei aprovados, estão leis como a que regulamenta o funcionamento dos food trucks em Pernambuco; outra que obriga os hospitais, clínicas, consultórios e estabelecimentos similares, no âmbito do Estado, a fixarem cartaz informando que ao idoso internado ou em observação é assegurado o direito a acompanhante; a Lei que obriga hotéis, pousadas e equipamentos semelhantes a disponibilizarem quartos adaptados a pessoas com deficiência e dificuldade de locomoção; e uma das mais importantes dentre tantas outras: a que obriga a divulgação semanal de fotos de crianças e adolescentes desaparecidas nos noticiários de jornais pernambucanos. Lutas importantes, vencidas por um jovem rapaz que, como falamos, está em plena ascensão política.
Lucas Ramos já apresentou importantes proposituras e tem se destacado pela luta na conservação do Rio São Francisco e apresentado postura firme contra a reforma da Previdência, reforma Trabalhista e a tentativa de privatização da CHESF a partir da venda do Sistema Eletrobrás. E agora, após cumprir com reconhecido sucesso os três primeiros anos de mandato, lança sua pré-candidatura a deputado federal pelo Partido Socialista Brasileiro.
Alguém pode até dizer que é um passo largo, mas acreditem: o projeto desse rapaz faz muito sentido. Faz sentido pela sua atuação e pela sua desenvoltura política. Dono de uma simpatia singular, Ramos transita facilmente pelos corredores da Alepe e do Palácio do Campo das Princesas como se fosse um veterano porque conhece a política e sabe como fazê-la. Dono de uma perspicácia incomum, olhar atencioso e sensível às demandas sociais, Lucas incomoda aqueles que querem fazer de Pernambuco e do Brasil uma peça com rótulo de venda.
Com as mudanças que estão acontecendo no País, Lucas Ramos se destaca pela sua força, coragem e competência. Pode torna-se cada vez mais uma liderança a ser apostada como uma renovação positiva para Pernambuco e para o Brasil.
Óbvio que vem por aí bons nomes, mas com certeza dentre eles estará Lucas Ramos, que agora, e espero que aconteça, se torne um deputado na alta Câmara e posteriormente seja um nome a ser lembrado com orgulho pelos sertanejos. Vamos em frente, com a força da renovação!
Deixe um comentário