O vereador Alcides Teixeira Neto apresentou Projeto de Lei (PL) na Câmara Municipal determinando que todas as empresas de ônibus que operam no Recife instalem aparelhos de ar condicionado em seus coletivos. A matéria, se aprovada em plenário, seguirá para a sanção do prefeito Geraldo Julio. Com a proposição, o parlamentar se une aos esforços do Governo de Pernambuco e da Prefeitura da capital no sentido de assegurar mais conforto e um tratamento digno para os cerca de dois milhões de usuários de transporte público que passam diariamente pela cidade e Região Metropolitana.
No texto do PL, Alcides Teixeira Neto estipula um prazo de seis meses, após a publicação da Lei, para que os aparelhos sejam instalados. Os equipamentos deverão ser implantados nos veículos que atualmente operam nas linhas do Sistema de Transporte Público de Passageiros do Recife e naqueles que venham a ser adquiridos pelas empresas que operam na capital.
“O transporte público de passageiros no Recife sempre foi, e continua sendo, alvo das mais duras críticas por parte da população. Uma das razões para essa insatisfação é o sucateamento dos veículos, que apresentam baixa qualidade de manutenção e reposição demorada”, argumenta Alcides Teixeira Neto, lembrando que um dos acordos firmados quando da retirada do transporte alternativo era da climatização dos ônibus no Recife e RMR; algo que até aconteceu por um curto espaço de tempo, mas que depois foi abolido.
De acordo com o vereador, “soma-se a esse quadro de descaso a dura e constante labuta diária dos trabalhadores e trabalhadoras”. “São homens e mulheres, estudantes e o público em geral, incluindo-se nesse grupo os próprios operadores do sistema, que sofrem com o trânsito lento e caótico, com as temperaturas altíssimas em nossa região, beirando facilmente os 40 graus”, pontua Alcides, reforçando que, há muito tempo, o ar condicionado deixou de ser um mero artigo de luxo para ser um gênero de grande necessidade para os recifenses.
Deixe um comentário