O mérito de Paulo Câmara
Faltando dez dias para encerrar o ano de 2017, o governador Paulo Câmara completará o terceiro ano de governo com a marca de não ter atrasado um único dia a folha salarial. Opositores do governador dizem que ele não faz mais do que a obrigação, porém se ele não tivesse cumprido esta obrigação, Pernambuco teria entrado em colapso tal como ocorre com o Rio de Janeiro e outros estados da federação.
Sem a experiência dos bastidores políticos, o governador se mostrou um técnico competente, foi uma escolha de Eduardo e posteriormente do povo pernambucano que se mostrou necessária para o difícil momento que o Brasil e consequentemente o estado passam. Paulo vem tocando Pernambuco com uma responsabilidade e um zelo acima do normal. Isso tem sido uma das grandes qualidades que o governador possui e tem ajudado Pernambuco a atravessar o deserto da crise com consequências menos danosas do que poderiam ser caso tivéssemos um irresponsável a frente do estado.
Ao pagar pelo terceiro ano seguido o décimo terceiro salário, o governador injetou nada menos que R$ 850 milhões extras na economia, o que deu um alento para o comércio e aos servidores públicos que novamente puderam contar com os recursos para colocar em prática os planos de um ano inteiro. Esse valor jorrado na economia ajuda Pernambuco a sair da crise mais rapidamente.
Por mais criticas que a oposição queira fazer a Paulo Câmara, é inegável que nas finanças públicas o governador tem dado exemplo a seus colegas gestores, pois o dever de casa foi feito ainda em 2015 quando reduziu o custeio da máquina pública com diminuição de cargos comissionados, com o ajuste da folha salarial que passou a ser pago até o quinto dia do mês subsequente, garantindo um fôlego financeiro ao estado.
Por ser auditor de carreira e ter sido secretário da Fazenda no segundo governo Eduardo Campos, Paulo Câmara tinha a nítida dimensão do desafio que lhe seria imposto desde que assumiu em janeiro de 2015, e foi exatamente por isso que o governador não deixou o estado quebrar. E com certeza se depender dele, encerrará o seu primeiro mandato com as obrigações do estado completamente quites.
Fornecedores – Se os servidores do estado possuem motivos de sobra para comemorar, o mesmo não pode se dizer em relação aos fornecedores do governo de Pernambuco. Produtores de eventos e artistas em geral reclamam da Fundarpe por não ter recebido pagamentos do Carnaval e do São João e estão temerosos a possibilidade de o pagamento ficar em restos a pagar, o que deixaria muita empresa entrando em colapso.
Santos Dumont – Os usuários do Complexo Esportivo Santos Dumont em Boa Viagem estão maravilhados com a requalificação que o secretário de Turismo, Esporte e Lazer Felipe Carreras vem realizando. Após entregar uma quadra de esportes de areia e um espaço para artes marciais, uma academia ao ar live estará sendo entregue nos próximos dias, beneficiando quem utiliza o equipamento que está se renovando depois de décadas de abandono.
Conquista – Uma das principais conquistas com a entrada de Goiana na Região Metropolitana do Recife será a oferta de ônibus para o município. A partir de agora, Goiana que é um polo industrial estará integrada do ponto de vista do transporte público com os outros quatorze municípios da RMR. A proposta foi do deputado estadual Ricardo Costa e foi aprovada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco.
Federal – Candidato a vice-prefeito de Caruaru em 2016 na chapa de Tony Gel, o coordenador da Ciretran Raffiê Dellon tem sido incentivado para disputar um mandato nas eleições de 2018. Como Tony Gel tentará a reeleição de deputado estadual, Raffiê poderá tentar um mandato de deputado federal para ajudar a fortalecer a chapa do PV e esquentar o seu nome para disputar a prefeitura em 2020.
RÁPIDAS
Investimentos – O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), anunciou o cronograma de ações que já estão em execução pelo município voltadas para a educação. Os investimentos divulgados chegam a R$ 12 milhões, entre construção de escolas e creches, coberturas de quadras e valorização dos profissionais da área.
Cidadão – O senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB) recebe nesta quinta-feira o título de cidadão do Cabo de Santo Agostinho. O ato ocorrerá na Câmara Municipal do Cabo e contará com a presença de diversas lideranças políticas, dentre elas o prefeito Lula Cabral, que é filiado ao PSB do governador Paulo Câmara.
Inocente quer saber – Jarbas Vasconcelos e Raul Henry ainda nutrem alguma esperança de reversão do caso PMDB ou estão apenas jogando para a plateia?
Deixe um comentário