O jogo pelos partidos está apenas começando
Com a pré-campanha cada vez mais forte, o governador Paulo Câmara e o senador Fernando Bezerra Coelho vêm travando um duelo sobre quem terá a maior quantidade de apoios com vistas a 2018. Recentemente o governador alinhavou o PSL, o PDT e o PP, e vem trabalhando fortemente para atrair o PT com o objetivo de contrapor a iminente perda do PMDB para FBC, mas existem movimentações no sentido de travarem novas disputas por partidos.
O PR é a bola da vez. Comandado pelo secretário dos Transportes Sebastião Oliveira, a sigla republicana é pano de fundo para uma disputa fratricida entre Sebastião e o prefeito de Jaboatão dos Guararapes Anderson Ferreira, que se digladiam pelo comando estadual da legenda. Ontem surgiu a informação de que o senador Fernando Bezerra Coelho entrou no circuito para garantir o PR na oposição, levando o ministro de Minas e Energia Fernando Filho para as hostes republicanas. No movimento, o senador cumpriria a exigência do comando nacional para defenestrar Sebastião, que é a de garantir um deputado federal para o partido. No intuito de ampliar o leque de apoios, Fernando trabalha pela nomeação de Anderson Ferreira como presidente estadual da sigla em definitivo. Com isso, o senador neutralizaria a chance de a família Ferreira se aliar ao governador Paulo Câmara.
Há quem afirme que de nada adiantou o governador Paulo Câmara garantir o robusto espaço ao PP para ter o apoio do partido para sua reeleição. É que Fernando vem se movimentando no sentido de atrair o partido para a sua coligação. Como o PP integra a base do governo Michel Temer e ocupa os poderosos ministérios da Saúde, das Cidades e da Agricultura, bem como a presidência da Caixa, o diretório nacional não negaria um pedido de Temer para marchar com FBC em Pernambuco. Outro partido que vai levar pressão para ficar com a oposição é o PSD do ministro da Ciência e Tecnologia Gilberto Kassab, que recentemente garantiu o apoio a reeleição de Paulo Câmara.
Um interlocutor lembra que em 2011 Kassab prometeu a Eduardo Campos o apoio para as eleições de 2014, após o governador de Pernambuco ter sido fundamental para a criação do partido em vários estados do Brasil. Na hora H, Kassab mudou de posição e levou o PSD para a coligação de Dilma Rousseff. Diante do histórico do ministro, este interlocutor diz que não se espantaria se Kassab orientasse André de Paula a marchar com a oposição tal como o PDT nacional fez com Zé Queiroz que obrigou a integrar a coligação de Armando Monteiro em 2014.
A conta do senador Fernando Bezerra Coelho é garantir os principais partidos na Câmara dos Deputados para o seu projeto, o que viabilizaria o maior tempo de televisão e de rádio nas eleições de 2018. O jogo dos partidos tende a ficar mais firme após a confirmação do comando do PMDB para FBC que deverá sair daqui a dez dias. O Palácio, por sua vez, promete fazer todos os esforços para evitar que partidos mudem de lado e assim garantir um bom tempo de televisão para defender o governo Paulo Câmara nas eleições.
Luciano Duque – Há informações de que o PR de Serra Talhada poderá ser entregue ao prefeito Luciano Duque, adversário de Sebastião Oliveira, que por sua vez não terá outro caminho senão migrar para o PSB para tentar a reeleição. Luciano vem levantando a pré-candidatura de Marília Arraes na sua cidade, mas como o PT pode fechar com a reeleição de Paulo Câmara, ele ficará livre para apoiar a postulação de FBC.
Apoio – A prefeita de Arcoverde Madalena Britto (PSB) apareceu em público no último sábado ao lado do deputado federal João Fernando Coutinho (PSB), refutando os rumores de que poderia apoiar o secretário de Administração Milton Coelho (PSB) para deputado federal. Madalena está fechada com João Fernando e não abre nem para um trem carregado de bala.
Rumores – A respeito dos rumores de que não estaria no dia 11, durante o encontro da oposição em Pernambuco, o ministro da Educação Mendonça Filho confirmou presença e ainda está se mobilizando para levar apoiadores para o ato. Mendonça tem sido cortejado pelo Palácio do Campo das Princesas, mas tem afirmado que marchará com a oposição.
Encontro – A prefeita de Caruaru Raquel Lyra recebeu ontem em seu gabinete uma visita do deputado federal João Fernando Coutinho, que esteve acompanhado de membros da Ordem dos Capuchinhos. Estavam presentes os freis Jociel e Franklin e o assessor Jairo Chaves. Na pauta, projetos dos capuchinhos em alusão ao Frei Damião e futuras parcerias da Ordem com a Prefeitura.
RÁPIDAS
Nomeação – O prefeito Geraldo Julio nomeou Ravi de Medeiros Peixoto para o cargo de Procurador Judicial. Ravi prestou concurso em 2013, e estava prestes a expirar o concurso. Ravi é filho de Dilson Peixoto, assessor do senador Humberto Costa. Na avaliação de alguns petistas, esse movimento não foi um fato isolado, tem a ver com a reaproximação cada vez mais forte entre PT e PSB com vistas a 2018.
Feminismo – Nesta terça-feira, às 14h, dentro da programação dos 21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher, acontecerá uma plenária feminista, na Câmara de Vereadores do Cabo de Santo Agostinho – Centro. A atividade, organizada pelas Secretarias de Programas Sociais e Executiva da Mulher, contará com a presença da gestora de Departamento de Polícia da Mulher de Pernambuco, Gleide Ângelo.
Inocente quer saber – Mais algum partido será fruto da briga entre Paulo Câmara e Fernando Bezerra Coelho?
William Pontes diz
Há alguma coisa errada na nota sobre a nomeação de Ravi Peixoto para procuradoria da PCR na vaga de Isael Nóbrega que se aposentou. Como pode haver acordo político se o cidadão prestou concurso, e se houve acordo político alguém foi prejudicado.