A Praça do Arsenal, no Bairro do Recife, foi palco do encerramento das comemorações pelos 476 anos do Recife, na manhã desta terça-feira (12). Ao lado do governador Eduardo Campos, de todos os secretários municipais e de outras autoridades, o prefeito Geraldo Julio realizou o tradicional corte do bolo, que este ano mediu sete metros de comprimento e pesou 476 quilos. O primeiro pedaço foi para o pequeno Emerson Francisco, de 10 anos, aluno da Escola Municipal Carla Patrícia. O jovem representou no ato os cerca de 90 mil alunos da rede de ensino do município. As comemorações pelo aniversário da capital pernambucana começaram no último domingo, com apresentações de Frevo e Samba no Morro da Conceição e no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem.
Assim que chegou à Praça do Arsenal, Geraldo Julio foi recebido com muita alegria pela população, que já formava fila para receber um pedaço do bolo de baunilha e chocolate. O prefeito ressaltou que a prioridade no aniversário da cidade é “melhorar a vida dos recifenses com muitas ações e trabalho conjunto da Prefeitura com toda a população”. “Queremos parabenizar os recifenses por essa data bonita de 476 anos de aniversário. Temos muito o que comemorar; muita coisa já começou a ser realizada. A transformação da cidade se inicia e a população mostra a sua vontade de participar dessa mudança. Isso, em 70 dias de governo”, pontuou o gestor.
O governador Eduardo Campos revelou que, se fosse escolher um presente para a capital pernambucana, optaria por melhorar a qualidade de vida dos recifenses. “Eu estou aqui para aplaudir o Recife, o seu povo, a sua gente; a sua tradição, a cultura, e, sobretudo, firmar um compromisso para que a gente possa, unindo o nosso povo, construir dias melhores para a cidade e para a sua gente”, cravou Campos.
Antes do corte do bolo, foram realizadas apresentações de Frevo e Maracatu, comandados, respectivamente, pelo bloco Pierrot de São José, pela banda 100% Mulher e pelo Maracatu Mirim Nação Estrelar. No céu, os fogos se encarregaram de anunciar mais um ano da capital pernambucana. Gilda Maria, 64 anos, moradora do Ibura, fez questão de chegar cedo à praça para ser a primeira a pegar o bolo. “É um momento alegre, de muita música. Aqui, eu me sinto responsável por cuidar do Recife também”, revelou a dona de casa. Quem participou da festa contou ainda com apresentações do grupo Afoxé Ilê de Egbá e dos passistas campeões de 2013.
BOLO – Para garantir a produção do bolo, uma equipe com 22 pessoas se dedicou ao trabalho desde o último sábado (9). A receita gigante utilizou 350 quilos de uma pré-mistura, preparada com farinha de trigo, açúcar e fermento, além de 2.100 ovos e 140 litros de leite. Para a cobertura, a equipe usou 45 quilos de recheio de creme de baunilha e 25 quilos de cobertura de leite condensado. Já para misturar os 562 quilos de ingredientes foram preciso 8 pessoas dedicadas à função.
Ainda como parte da comemoração pelo aniversário da cidade, as pessoas que se inscreveram ontem (11), através do telefone da Secretaria de Turismo e Lazer, tiveram a oportunidade de participar de um passeio turístico pelas ilhas da cidade com o projeto “Panorâmico nas ilhas do Recife”. No passeio, que foi realizado na manhã de hoje, estava incluso a rota da Praça do Arsenal, seguindo para o Forte do Brum, Paço Alfândega, Forte das Cinco Pontas, Casa da Cultura e Rua da Aurora; finalizando o trajeto no Gabinete Português de Leitura, localizado na Rua do Imperador.
Deixe um comentário