Marília Arraes é uma candidata perigosa em 2018
Muita gente não tem atinado para o desenho que está tomando contornos para as eleições do ano que vem na pré-candidatura de Marília Arraes a governadora. Nas pesquisas internas Marília já aparece com dois dígitos, chegando a 16% num levantamento que foi feito recentemente. Para quem nunca disputou uma majoritária e tem o modesto cargo de vereadora do Recife como tribuna, são números excepcionais.
Marília hoje, há um ano do pleito, tem quatro vezes o que Eduardo Campos tinha nas pesquisas no mesmo período de 2005, seus atos de pré-campanha já conseguem ser mais representativos que os de Eduardo naquela época. Marília tem vários atributos a seu favor, pois é jovem, mulher, inteligente, bonita, neta de Arraes e prima de Eduardo. Despertará na eleição, sobretudo no interior, grande curiosidade na disputa. Muitos irão querer conhecer a neta de Arraes, e isso pode se traduzir em votos.
Com ressalvas cada vez mais intensas ao sistema político vigente, a presença de uma candidata ficha limpa poderá permitir que ela adquira um discurso fácil de ser vendido, pois diferentemente dos seus potenciais adversários, que serão vidraça, ela não tem nada que desabone sua conduta na vida pública. Apenas duas ressalvas poderão ser feitas a ela, a primeira de ter pouca experiência para o cargo, e a segunda ao fato de ser filiada ao PT, que ainda possui grande rejeição da população após o desastre do governo Dilma e a condenação de Lula.
Sobre a campanha em si, ela terá menos estrutura que Paulo Câmara e Fernando Bezerra Coelho, inicialmente isso poderá ser um fator que iniba o crescimento da sua postulação, mas se ela acertar no discurso poderá surpreender como Daniel Coelho em 2012 na disputa pela prefeitura do Recife. Portanto, o risco do estrago que Marília pode fazer na campanha de 2018 é maior do que muita gente imagina.
Curso – Nesta segunda-feira, o governador Paulo Câmara comandará a solenidade de abertura dos cursos de formação profissional da Polícia Civil e Polícia Científica de Pernambuco. O evento, que terá início às 9h, será realizado no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções. Ao todo, 1.283 alunos – aprovados no Concurso Público da PCPE realizado pela secretaria de Defesa Social em 2016 – foram convocados, sendo 850 para o Curso de Formação Profissional da Polícia Civil e 433 para o Curso de Formação Profissional da Polícia Científica. As aulas serão realizadas na Faculdade Guararapes, sob responsabilidade do Campus de Ensino Recife da Academia de Polícia Civil (Acadepol).
Substituto – Filho do ex-presidente da Alepe deputado Romário Dias e irmão do ex-deputado Leonardo Dias, o empresário Rodrigo Dias será candidato a deputado estadual no lugar do pai no ano que vem. Rodrigo foi quem herdou o gosto pela política e por isso pretende dar prosseguimento ao protagonismo da família na Alepe, que já possui sete mandatos consecutivos desde 1990 na Casa Joaquim Nabuco.
Frota – Na manhã desta segunda-feira, o prefeito Geraldo Julio realiza a entrega dos novos veículos que vão renovar a frota da Guarda Civil Municipal do Recife (GMR). Além dos 14 novos carros, 200 novos rádios também chegam para melhorar o serviço prestado pelos agentes de segurança. As ações de renovação e novas aquisições fazem parte do processo de melhorias para atuação da Guarda Municipal na cidade, proporcionando mais dinâmica nos deslocamentos e ainda agilidade na comunicação de ocorrências.
Henrique Meirelles – Mesmo sendo um desconhecido da grande maioria da população, o ministro da Fazenda Henrique Meirelles já aparece pontuando nas pesquisas. Se a economia seguir sendo retomada, ele poderá ser candidato a presidente ou a vice-presidente numa chapa encabeçada por Michel Temer.
RÁPIDAS
Estadual – O vice-prefeito de Caruaru Rodrigo Pinheiro poderá ser candidato a deputado estadual em 2018. Aliado de Raquel Lyra, Rodrigo vem adotando um tom discreto, conciliador e parceiro da prefeita, atributos que fazem dele uma das alternativas da prefeita para tentar um mandato na Alepe em 2018, uma vez que o prefeito de Caruaru sempre consegue eleger um deputado estadual.
Vice – Caso seja destinada ao PSD a vaga de vice-governador na chapa de reeleição do governador Paulo Câmara, Rodrigo Novaes tem grandes chances de ser este nome. Indiscutivelmente um excelente deputado, Rodrigo só tem a ressalva de arrumar confusão com muita gente, o que pode acabar prejudicando a indicação.
Inocente quer saber – O PT já admite que Lula não será candidato em 2018?
Deixe um comentário