Por Pablo Fernandes*
Eu às vezes paro e penso como tantas pessoas ainda não enxergaram que a política nos ajuda, e se faz necessário ter aporte político para que as cidades grandes ou pequenas se desenvolvam.
Estava lendo sobre a cidade de Petrolina, e quem já a visitou, quem conheceu ou conhece, sabe que lá tinha tudo para ser uma cidadezinha, que como tantas outras às margens do Rio São Francisco, não se desenvolvem, não provam da expansão do progresso.
Diversas cidades tomam da mesma água que Petrolina toma. A diferença que fez com que a cidade provasse do progresso, da tecnologia e de tantos outros fatores que contribuem para desenvolvimento de um município se deu por conta de pessoas interessadas pela política, pela boa política.
Começando por quem deu o pontapé inicial, podemos dizer que a família Coelho, foi quem mais lutou pelo desenvolvimento sócio econômico da cidade. Um dos nomes mais citados em prosas, versos e discursos , é o nome de Nilo Coelho. Homem íntegro, que se tornou celebridade por seus feitos. Nilo de Sousa Coelho, que faleceu em 9 de novembro de 1983, foi secretário da Fazenda do Estado, Governador de Pernambuco e Presidente do Senado.
Na cidade todo politico quer ser igual a ele. Todos reconhecem que ele foi e sempre será ícone de bom politico, que fazia a boa política. Nilo governou de Petrolina para Pernambuco,por isso até o projeto de irrigação mais antigo leva seu nome. No seu nome a maior honraria da cidade é concedida. A medalha de honra Senador Nilo Coelho.
Fernando Bezerra Coelho, nos tempos atuais, tem tentado levar o legado de Nilo sempre a frente, fazendo com que o estado de Pernambuco, seja visto como bom lugar para investimentos. Fernando Bezerra que é respeitado pelos seus feitos, tem livre acesso por onde anda. Dono de uma respeitável oratória, Fernando é outro bom exemplo de bom político.
Ainda na política pernambucana existem outros bons nomes espalhados por diversas cidades do estado, a exemplo de Caruaru(João Lyra), Serra Talhada(Inocêncio Oliveira), Parnamirim (Ferdinando Nininho), Cabo de Santo Agostinho (Lula Cabral), e por aí vai.
O bom mesmo , é não perder a fé que existam políticos que fazem boa política Sendo redundante posso afirmar que muitas pessoas ainda não enxergaram que a política nos ajuda, e se faz necessário ter aporte político para que as cidades grandes ou pequenas se desenvolvam.
*Pablo Fernandes é cientista político.
Deixe um comentário