Recém-chegado do Encontro com o Governador do Estado, Eduardo Campos, o Prefeito, Luiz Carlos Gaudêncio, concedeu uma entrevista na Custódia FM trazendo boas notícias para o município. O encontro “Juntos por Pernambuco” promovido pelo Governo do Estado trouxe como propósito integralizar os municípios e conceder um pacote de “bondades”para auxiliar nas medidas emergenciais dos municípios de uma forma menos burocrática.
Dessa forma, o município poderá receber mais de 1 milhão de reais em transferências do Estado. Vai ser criado um fundo próprio para esse fim e os repasses terão início em abril. Em seu discurso, o governador disse que o anúncio feito na véspera, de liberação de uma “quota-extra” do FPM para os municípios, teve repercussão nacional. Isso porque, segundo garantiu, recebeu telefonemas de vários governadores querendo saber que “fórmula” foi utilizada por ele para dar aos municípios aquilo que realmente precisavam para enfrentar a crise.
Na entrevista concedida à rádio Custódia FM, o Prefeito demonstrou sua preocupação pela situação encontrada no município. Destacou o exemplo de um convênio celebrado com o Governo do Estado (nº036/2012, DGAJ /SES), em 08 de março de 2012, que destinava R$60.000,00 (sessenta mil reais) para aquisição de uma AMBULÂNCIA para atender a Unidade Mista Elizabeth Barbosa. Porém, não houve prestação de contas e o Governo cobra (ofício nº 1723/DGF/GC/CPC, recebido em janeiro deste) a devolução do valor do recurso repassado, devidamente atualizado, tendo em vista que NÃO FOI COMPRADA A AMBULÂNCIA. Conclusão, nem o dinheiro, nem a ambulância e nem os papéis do referido convênio foi encontrado em Custódia. O gestor anterior deixou o Município inadimplente com o Governo Estadual, impedindo de receber as ajudas (convênios).
O Prefeito, Luiz Carlos, afirmou que vai desprender todos os esforços para resolver esse problema e habilitar Custódia para receber os recursos prometidos pelo Governador Eduardo Campos. Para a população entender melhor foi priorizado, só no ano de 2012, gastos com capacitações no valor de mais de 1 milhão. Foi divulgado também, um resumo dos débitos encontrados no município, entre folha de pessoal ativo, inativo, precatório atrasado, entre outros, o valor devido passa de 2,5 milhões, sem incluir dívidas com INSS, CUSTOPREV, CELPE, COMPESA.
Além do Prefeito, participaram da entrevista, o Ex-Prefeito, Zé do Povo, o Secretário de Administração, Cristiano Dantas, o Secretário de Governo, Pedro Idelfonso, a Secretária de Ação Social, Dra. Sylvia, o Secretário de Saúde, Kássio Freitas, o Líder do Governo, Vereador Gilberto de Belchior e o Vereador Paulino Avícola.
Deixe um comentário