O prefeito Geraldo Julio participou, na manhã desta sábado (23), na Avenida Boa Viagem, da inauguração do projeto do Governo do Estado “Segurança na Orla”. Seis novos postos de guarda-vidas foram colocados nas praias do Recife para garantir a segurança dos banhistas através de uma parceria entre os Bombeiros e a Guarda Municipal. Os centros de vigilância contam com câmeras de monitoramento e vão concentrar as ações por terra, água e ar.
O prefeito Geraldo Julio destacou o trabalho em conjunto com o Governo do Estado. “Isso é resultado de um projeto interessante, onde a utilização dos espaços e das câmeras, servem para ajudar nas responsabilidades de cada um dos órgãos envolvidos. À PCR cabe fazer o controle urbano e controlar também práticas irregulares na faixa de areia da praia e também na avenida”, explicou Geraldo, que chegou ao local acompanhado pelo governador Eduardo Campos.
Em cada unidade um dos seis postos, dois guardas municipais farão plantões nos finais de semana e feriados, das 6h às 18h. O secretário de Segurança Urbana, Murilo Cavancanti, explicou que a atuação da Guarda Municipal visa fiscalizar as normas de utilização da orla, como está previsto no decreto municipal 24.844/2009. “Não jogar bola, passear com animal, carro ou moto na faixa de areia. Tudo isso vai ser devidamente fiscalizado para que a gente possa oferecer uma praia muito mais segura à população e aos turistas”, disse. A Companhia de Trânsito e Transportes (CTTU) vai reforçar a fiscalização em toda a beira mar.
Além do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal, o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) também vai trabalhar com ações de prevenção e socorro, que incluem salvamento aquático, policiamento, turismo, acessibilidade e fiscalização de trânsito.
Para o governador Eduardo Campos o projeto é importante pois a praia é o espaço mais democrático de lazer do mundo. “Nosso objetivo é transformar a praia do Recife na mais segura do Brasil. Esse é um trabalho completamente integrado e o resultado que nós esperamos é cuidar bem dos pernambucanos e também daqueles que nos visitam”, completou.
O projeto, que custou ao governo do Estado cerca de R$ 4 milhões, garante aos banhistas duas ambulâncias e um helicóptero, 14 triciclos, quatro jetskis, além de lanchas e flexboats. Todos os postos contam com videomonitoramento e radiocomunicação. O objetivo do governo é instalar outros cinco postos até o final do primeiro semestre de 2013.
Deixe um comentário