O Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), um dos mais destacados centros de pesquisas econômicas, sociais e políticas do país, dá continuação à série de seminários que vem promovendo para comemorar os 30 anos de mercado. No dia 28 de agosto, a partir das 9h, será debatido o tema “Reforma Política”, no Auditório do Empresarial Cervantes (Praça Antônio Figueira, 30, Ilha do Leite). O evento é aberto ao público.
O palestrante convidado é Marcus André Melo, professor titular de Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, PhD pela Sussex University – Inglaterra), com pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology. Foi professor visitante na Universidade de Yale e no MIT. É autor/coautor entre outros livros: “Brazil in transition: beliefs, leadership, and institutional change”. O evento é realizado em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco, Escola Superior de Advocacia (OAB-PE) e o Instituto Egídio Ferreira Lima.
O seminário terá Carlos Neves como debatedor, que é mestre pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, com o tema: “O Político e o Partido: em defesa de uma representação político-partidária brasileira”. Membro-fundador e coordenador de Relações Institucionais da ABRADEP – Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político. Diretor da ESA-PE (Escola Superior da Advocacia – OAB/PE). Publicou o livro “Propaganda eleitoral e o princípio da liberdade da propaganda política”.
O segundo debatedor será Antonio Lavareda, doutor em Ciência Política (IUPERJ). Preside os conselhos científicos do Ipespe e do Neurolab Brasil, e é professor-colaborador em Ciência Política da UFPE e autor de livros como Emoções Ocultas e Estratégias Eleitorais (Ed. Objetiva, 2009) e Democracia nas Urnas (Ed. Revan, 1999).
O IPESPE foi fundado em 1986 e, para comemorar os 30 anos de mercado, tem promovido uma série de debates na sua sede, Recife. Além disso, conta com equipes operacionais e consultores em todos os estados do País, com atuação em âmbito nacional e internacional.
Deixe um comentário