A Prefeitura do Recife mobilizou, através da Emlurb, 1.912 servidores e 30 caminhões para cuidar da limpeza nos polos do Centro, descentralizados e comunitários. As equipes atuaram desde as semanas que antecederam à abertura oficial do Carnaval 2013. Este ano, foram recolhidas 425 toneladas de resíduos sólidos e 6,2 toneladas de recicláveis.
Com o reforço, foi garantida a varrição e coleta antes dos eventos, a manutenção da limpeza durante e uma faxina geral com mutirões foi realizada ao término dos shows com direito a lavagem e desinfecção. Para dar maior agilidade à limpeza foram utilizados 64 veículos leves e 21 motocicletas na fiscalização dos serviços. A operação ainda contou com o apoio de 258 contenedores (lixeiras grandes), 12 depósitos para lixo patogênico e 10 pulverizadores. Para a desinfecção das vias foram aplicados 6 mil litros de essência, 3 mil litros de detergente e 150 kg de bactericida. Ao fim da operação, foram registradas 425 toneladas de resíduos sólidos removidas.
A Prefeitura do Recife também instalou 6.204,24 metros de proteções (tapumes) em equipamentos de uso, evitando depredações, além de 294 metros de cerca e 70 metros de bandejas. Para isso, equipes da Emlurb colocaram tapumes e outros isolamentos em praças, esculturas, muros, fachadas históricas e estabelecimentos comerciais que ficam mais expostos aos excessos dos foliões.
Deixe um comentário