Nesta sexta-feira o Senado Federal escolherá o seu presidente pelos próximos dois anos. Disputam Renan Calheiros (PMDB-AL) e Pedro Taques (PDT-MT). Renan segue favorito porque tem o apoio do governo na disputa, mas Pedro Taques pode surpreender.
Taques conseguiu nesta quinta-feira o apoio formal do PSB, do PSDB, do DEM, do PSOL e do seu PDT. Com isso possui de partida 25 votos. Deve contar ainda com os votos de Pedro Simon, Jarbas Vasconcelos, Casildo Maldaner, Luiz Henrique e Ricardo Ferraço do PMDB, o que lhe garantem 30 votos.
PTB, PSD, PR e demais partidos marcharão de forma independente, tanto podem apoiar Renan como apoiar Taques. No PTB o senador Armando Monteiro de Pernambuco já disse que não vota em Renan, no PSD Kátia Abreu pode seguir Pedro Taques em vez de Renan, no PR o senador Blairo Maggi pode votar no conterrâneo, o que garante 33 votos a Pedro Taques de forma consistente. O vencedor precisa de 41 votos.
Comenta-se que Humberto Costa (PT) está em viagem e se ausentará da votação, bem como alguns integrantes da base governista e da tropa de choque de Renan, o que pode facilitar a vitória de Pedro Taques. Caso o PMDB não mude o candidato, amanhã poderemos ter o PDT, partido de segunda categoria, comandando a Câmara Alta do Brasil.
Deixe um comentário