A vereadora Ana Lúcia (PRB) apresentou hoje na Câmara dos vereadores do Recife, o Projeto de lei de número 73 de 2017, que cria o Mês de Mobilização de Todos Pelo Fim da Violência Contra a Mulher.
“Segundo dados da Secretaria de defesa Social, durante o mês de janeiro, em média, quase noventa mulheres por dia foram vítimas de violência em PE, significa que a cada 17 minutos houve uma agressão contra o sexo feminino. Não podemos acreditar que se trata apenas de estatística, sabemos que isso está enraizado numa questão predominantemente cultural e histórica que coloca a mulher numa condição vulnerável. Chegamos ao mês de abril com 8.065 casos de mulheres agredidas, 58 mulheres foram mortas durante os três primeiros meses desse ano. São números que nós não podemos citar sem que nos cause repúdio e tristeza. Trazer para essa casa um projeto dessa natureza é dizer que nós nos preocupamos com esses índices e que queremos contribuir com a redução nesses números. ”
Pela proposta, segundo a vereadora, durante o período da mobilização, seriam desenvolvidas atividades que promoveriam a igualdade de gênero por meio de ações nas áreas de saúde, educação, trabalho, segurança pública e direitos humanos.
O uso do laço branco, sugerido pelo projeto de Lei, foi adotado como símbolo do repúdio demonstrado por um grupo de homens no Canadá após um jovem de 25 anos ter assassinado 14 mulheres em uma sala de aula na escola Politécnica de Montreal, em 1989. Após o crime, o jovem cometeu suicídio e deixou uma carta justificando o ato, alegando que não suportava a ideia de ver mulheres cursando engenharia, um curso tipicamente masculino.
A vereadora destacou que motivos banais ainda são a causa do aumento da violência contra as mulheres e de muitos feminicídios.
Deixe um comentário