Elias Gomes parece perdido.
Desde que foi reeleito, o prefeito de Jaboatão dos Guararapes Elias Gomes (PSDB) pareceu não acertar o passo. Tem dado sucessivas demonstrações que alguma coisa está errada em sua gestão. Primeiro foi obrigado a reduzir gastos de forma brusca, segundo apresentou uma nova fórmula do seu secretariado, enxugando os secretários e aumentando os adjuntos e executivos, o que na prática não houve redução de custos para o erário, depois criou arestas com o vice-prefeito Heraldo Selva (PSB), após retirar João Fernando Coutinho da disputa e rifar Edir Peres (PPS) do posto de vice. Selva foi nomeado presidente da URB no Recife em vez de assumir alguma secretaria na gestão que ele faz parte como vice. PSB e PSDB quiseram minimizar o fato, mas alguma coisa está errada. O prefeito Elias Gomes peca muito na condução política da sua gestão. Deu sorte por não enfrentar adversários competitivos e suas ações na prefeitura, ainda que tímidas, já foram muito melhores do que seus antecessores, porém, o parâmetro de comparação é equivocado. É comparar qualquer coisa com nada que se tinha no município, então qualquer coisa já é alguma coisa, o que faz parecer que a gestão é boa, sem necessariamente ser. Enquanto o prefeito continuar pecando na condução política da sua gestão, dificilmente os resultados obtidos na administração serão reverberados na sociedade e consequentemente auferirá ganhos políticos para o prefeito. Basta qualquer lampejo de crítica que se tornará um tsunami. Abre o olho, Elias.
Geraldo Julio – O ritmo de trabalho do prefeito do Recife contagia a todos. Geraldo está se saindo melhor do que a encomenda. Imaginava-se que como técnico ele teria pouca capacidade de dar visibilidade aos avanços da sua gestão, mas em poucos dias de trabalho, o povo já começa a ver resultados.
Armando Monteiro – Senador da República, o líder petebista quer ser candidato a governador em 2014. Ultimamente tem sido discreto, sequer compareceu a posse do prefeito do Recife porque estava no exterior. Será que Armando está começando a desapegar do projeto?
Projetos – Existem duas alternativas. A primeira delas é de ter se dado conta de que o protagonismo da sucessão de Eduardo Campos é do PSB e dificilmente Armando seria o candidato do governador, então talvez desista e continue na Frente Popular.
A outra – Já a segunda alternativa seria o senador ensaiando pular do barco que está pra lá de cheio, talvez tentando uma composição com o PT de Humberto Costa ou o PSDB de Daniel Coelho – legendas que foram derrotadas por Eduardo Campos no Recife em 2012 – visando sua candidatura a governador de Pernambuco em 2014.
Marília Arraes – A secretária de Juventude do Recife Marília Arraes (PSB) está gostando do ritmo do prefeito Geraldo Julio. Está entusiasmada com a possibilidade de trabalhar no executivo. O foco da pasta é fomentar a qualificação profissional. Prato cheio para a socialista.
Raul Jungmann – Falem o que quiser do vereador do PPS, mas não dá pra negar que ele é um marqueteiro de primeira. Em poucos dias de mandato já conseguiu ocupar espaços consideráveis na mídia. Jungmann pavimenta sua volta para a Câmara dos Deputados em 2014.
Alexandre Lacerda – O ex-vereador do Recife Alexandre Lacerda pode ser indicado como Assessor Especial da Câmara do Recife. Depende apenas do aval do presidente Vicente André Gomes (PSB) e do primeiro secretário Augusto Carreras (PV).
Deixe um comentário