O Brasil não tem nenhuma liderança consolidada para suceder Temer
Desde 2010 quando o Brasil escolheu Dilma Rousseff por absoluta falta de opção que o país vem penando por carecer de uma liderança pós-Lula e FHC, que ao lado de Getúlio Vargas e Juscelino Kubitscheck, foram presidentes que efetivamente conseguiram deixar um legado para o Brasil, apesar de eventuais contradições que pairem sobre seus respectivos governos.
O desastroso governo Dilma Rousseff conseguiu ser reeleito em 2014 não só pelo volume de recursos que foram roubados das estatais e que abasteceram sua campanha, mas principalmente porque tanto Aécio Neves quanto Marina Silva não inspiravam qualquer confiança para liderar o Brasil num momento em que estamos numa transição de gerações, quando Lula e FHC há muito tempo já não têm mais o que oferecer ao país como alternativas presidenciais.
Dos nomes citados para suceder Temer numa eventual eleição indireta, Nelson Jobim, Rodrigo Maia e Tasso Jereissati não representam efetivamente uma alternativa consistente para liderar o país a mares mais calmos. Rodrigo Maia, aos 46 anos, exerce o quinto mandato de deputado federal pelo Rio de Janeiro, tendo sido reeleito por quociente partidário com 53.167 votos, não sendo nem sequer uma liderança política consolidada em seu estado.
O senador Tasso Jereissati já foi três vezes governador do Ceará e está no segundo mandato de senador, tendo perdido a reeleição para o Senado em 2010, apesar de não estar na Lava-Jato, nunca foi uma liderança nacional, chegou a ser cotado para disputar em 2002 a presidência da República, em 2014 também foi levantado para ser vice-presidente na chapa de Aécio, mas acabou perdendo o posto para Aloysio Nunes Ferreira, senador por São Paulo e atual ministro das Relações Exteriores. Aos 68 anos de idade, Tasso pode até ter o que ofertar ao Brasil devido a sua experiência, mas está longe de ter envergadura para ser presidente da República.
O nome de Nelson Jobim surge como alternativa para suceder Temer, aos 71 anos o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Jobim nunca foi uma liderança nacional, mesmo sendo ministro e deputado federal, ele é um mero desconhecido da maioria dos brasileiros. Assim como Tasso, pode ofertar algo ao Brasil pela experiência de ter passado pelos três poderes, mas está longe de ser uma unanimidade política, igualmente não sendo alguém capaz de apontar para o futuro como uma liderança política representativa.
Michel Temer pode ter uma série de ressalvas a sua conduta política, sobretudo após o áudio de Joesley Batista, mas não há nenhum nome que está sendo posto para substituí-lo com maior conhecimento e preparo para o cargo do que ele. O fato é que o Brasil mais do que nunca está carente de lideranças que apontem para o futuro.
Visita – O presidente Michel Temer acompanhado dos presidentes da Câmara Rodrigo Maia e do Senado Eunício Oliveira, esteve ontem em Pernambuco para acompanhar os estragos feitos pela chuva no estado de Pernambuco. Ele anunciou, ao lado do governador Paulo Câmara, a liberação de recursos via BNDES para a reconstrução de áreas atingidas.
Fernando Monteiro – O deputado federal Fernando Monteiro (PP) veio de Brasília com o presidente Michel Temer (PMDB), neste domingo, para participar de uma reunião com o governador Paulo Câmara (PSB). O encontro, realizado no Palácio do Campo das Princesas, serviu para a formatação de ações conjuntas em prol dos municípios atingidos pelas fortes chuvas que caíram em Pernambuco nos últimos dias.
Mutirão – A Escola Municipal Professor José da Costa Porto, no Coque, bairro de Joana Bezerra, foi o local escolhido pela Prefeitura do Recife para oferecer o Mutirão de Serviços Integrados Recife em Ação no sábado. Dezenas de pessoas acordaram cedo e foram até o local para serem atendidos em serviços de Saúde, Cidadania, Educação e Infraestrutura. O prefeito Geraldo Julio e vários secretários da gestão municipal acompanharam de perto as ações que estavam disponíveis à população.
Substitutos – O presidente Michel Temer anunciou o jurista Torquato Jardim para o ministério da Justiça em substituição a Osmar Serraglio. Já a presidente do BNDES Maria Silvia Bastos foi substituída pelo economista Paulo Rabello de Castro, que presidia o IBGE.
RÁPIDAS
Emergência – A prefeita de Caruaru Raquel Lyra (PSDB) decretou ontem estado de emergência na cidade devido às fortes chuvas que atingiram também a capital do Agreste. Raquel se fez presente na reunião entre o governador Paulo Câmara e o presidente Michel Temer no Palácio do Campo das Princesas.
André Carvalho – O diretor da Rádio Maranata FM André Carvalho reúne amigos nesta segunda-feira para a comemoração do seu aniversário no restaurante Sal e Brasa. André é filho do ex-deputado federal Salatiel Carvalho e faz um forte trabalho evangelizador em Pernambuco.
Inocente quer saber – Qual será a nova bomba que abalará a república?
William Pontes diz
A situação das barragens da zona da Mata Sul demonstra a inércia do governo estadual. Com as cheias de 2010, com estardalhaço o governo Eduardo Campos anunciou as medidas para amenzar as futuras enchentes. Estamos em 2017 e constatamos que as obras estavam paradas, e as consequências sempre no lombo do povo. Reuniões ou Petit comitê que não leva a nada. A incompetência mais uma vez provoca os problemas para o povo.