Geraldo Julio vive seu pior momento desde que assumiu a prefeitura do Recife em 2013
Exercendo o quinto ano no cargo de prefeito do Recife, Geraldo Julio desde que foi reeleito em outubro do ano passado decidiu mergulhar de uma maneira que causou estranheza nos seus próprios aliados. A decisão abriu margem para inúmeras especulações, mas a que se confirmou foi a de que o prefeito temia a Polícia Federal e suas operações.
Citado nominalmente pelo diretor da JBS Ricardo Saud, Geraldo Julio começou agora a sofrer a avalanche que tende a ocorrer nos próximos meses, pois duas operações da Polícia Federal podem triturar a reputação do prefeito, que são a Fair Play, que investiga um suposto superfaturamento na Arena Pernambuco, e a operação Turbulência, que investiga a aquisição do jatinho de Eduardo Campos por supostas empresas de fachada.
Prestes a completar o quinto mês do seu segundo mandato, o prefeito parece ter a nítida dimensão da bronca que ele terá que enfrentar tão logo sejam deflagradas novas fases das operações da Polícia Federal. O sinal foi dado ontem com a prisão dos ex-governadores do Distrito Federal Agnelo Queiroz e José Roberto Arruda por superfaturamento no estádio Mané Garrincha em Brasília.
A gestão de Geraldo Julio, que já caminha para uma letargia, pode ser duramente afetada pelo desdobramento dessas operações. A sua vitória em 2016 anda a passos largos de ter sido uma vitória de Pirro. Os mais pessimistas apostam fortemente que Geraldo Julio dificilmente concluirá o segundo mandato, o que seria uma verdadeira hecatombe para o PSB recifense e para a trajetória do prefeito “que tudo fez”.
Geraldão – Uma das principais promessas de campanha de Geraldo Julio em 2012 foi a requalificação do ginásio esportivo Geraldão na Imbiribeira. Passados quatro anos e meio, o equipamento segue com suas obras a passos de tartaruga, como na verdade é toda a gestão do prefeito do Recife. Quem sofre é a população mais carente que não pode desfrutar de um espaço de lazer e práticas esportivas.
Saúde Recife – Plano de saúde dos servidores da prefeitura do Recife, o Saúde Recife vem sofrendo um verdadeiro desmonte por parte da gestão de Geraldo Julio. Por constante falta de pagamento aos prestadores de serviço, os beneficiários do plano reclamam da escassez de hospitais e clínicas conveniados, sobrando os piores prestadores de serviço para quem ainda utiliza o plano.
Pacto – O Ministério da Educação, o Ministério dos Direitos Humanos e a DeVry Educacional do Brasil promovem, nesta sexta-feira, às 15h, o “Lançamento Estadual do Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos” na cidade de Recife. Durante a programação, o Pacto será apresentado para representantes de instituições de ensino pernambucanas pela Secretária da SECADI/MEC, Ivana de Siqueira, e pelo Diretor de Políticas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania, Daniel Ximenes.
Cotados – Caso se confirme a queda do presidente Michel Temer, são cotados para o seu lugar o presidente da Câmara Rodrigo Maia, o senador Tasso Jereissati, o ministro do STF Gilmar Mendes, o ministro da Fazenda Henrique Meirelles e o ex-presidente do STF Nelson Jobim. Um deles seria escolhido numa eleição indireta.
RÁPIDAS
Medalha – A Defensoria Pública de Pernambuco entregará a medalha Eduardo Campos nesta quinta-feira no Teatro Santa Isabel. Além do governador Paulo Câmara, figuras prestigiadas da nossa sociedade como Braga Sá, Cristiano Pimentel do Ministério Público de Contas e Paulo Augusto de Freitas Oliveira do Ministério Público de Pernambuco.
Saída – Não será bom negócio para o PSB reivindicar a saída do ministro de Minas e Energia Fernando Filho, pois poderão sair junto com ele o senador Fernando Bezerra Coelho, o prefeito de Petrolina Miguel Coelho e mais de dez deputados federais.
Inocente quer saber – Como Geraldo Julio ficaria se fosse deflagrada nova fase da operação Fair Play nos próximos dias?
William Pontes diz
O Brasil não tem jeito, um corrupto como Rodrigo Maia citado para presidente é dose.