Mendonça Filho ensaia candidatura a governador
Passados onze anos da sua derrota para governador de Pernambuco, quando perdeu a reeleição para Eduardo Campos, Mendonça Filho amadureceu muito politicamente. De lá pra cá sofreu mais duas derrotas para prefeito do Recife e venceu duas eleiçōes para deputado federal, sendo a última em 2014 bastante dificil.
Com a chegada de Temer ao Planalto e o ocaso do PT, Mendonça ressurgiu das cinzas como uma fênix e hoje é considerado um dos melhores ministros de Michel Temer. Além da dedicação quase que integral ao trabalho, o ministro também demonstrou profunda coerência e lealdade junto ao presidente no momento mais difícil do seu governo deflagrado na última quarta-feira, quando não alimentou qualquer possibilidade de saída do governo.
Com 12% das intenções de voto para governador, de acordo com o último levantamento do instituto Uninassau, Mendonça também viu seu colega ministro Bruno Araújo cair em desgraça nos últimos meses, ora com a abertura de inquérito na Lava-Jato, ora com a incerteza quanto a continuar no ministério de Temer, dando uma clara demonstração de fraqueza.
Gestor público extremamente qualificado, ainda falta a Mendonça um traquejo político maior, como o de se aproximar mais da classe política do estado, uma vez que nacionalmente ele é extremamente respeitado, mas precisa transformar o seu peso nacional em prestígio estadual a ponto de se consolidar como um nome competitivo para uma nova eleição majoritária.
Fora da Lava-Jato, coerente e competente, Mendonça Filho soube experimentar todas as faces da política, e chega em 2018 como um quadro quase talhado para uma nova disputa majoritária, seja para o Senado, seja para o governo de Pernambuco, que é o maior sonho da sua vida.
Palestra – Na próxima sexta-feira (26) estarei ao lado do ex-deputado Harlan Gadelha para participar de um debate sobre o cenário político brasileiro no curso de Serviço Social da Faculdade São Miguel, coordenado pelo professor Cristiano Carrilho. O evento começa a partir das 19 horas e será destinado a alunos e convidados.
Leite – Para tratar do impacto da seca na produção de leite e as ações do Movimento “A Força do Leite”, a Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa de Pernambuco que é presidida pelo deputado Aluísio Lessa (PSB), realiza audiência pública na próxima sexta-feira às 9h30, em Garanhuns, na sede da Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional (CODEAM).
Força – Nas apostas que são feitas na Casa Joaquim Nabuco para 2018, um dos candidatos a deputado estadual mais votado após Cleiton Collins é Diogo Moraes (PSB), que ampliou as bases e tem realizado um extraordinário trabalho na primeira-secretaria da Alepe. Diogo deve atingir a marca de cem mil votos de acordo com um colega deputado.
Patrimônio – O governador Paulo Câmara reagiu com indignação às insinuações feitas, em delação premiada, pelo executivo da empresa JBS Ricardo Saud. “Quero dizer que estou indignado, mas não vou baixar a cabeça. Eu tenho o compromisso de trabalhar por Pernambuco e vou continuar trabalhando. Sou servidor público. Vivo do meu salário e só tenho dois patrimônios: a minha família e meu nome. E ninguém vai manchá-los”, declarou Paulo Câmara, durante cerimônia no Palácio do Campo das Princesas.
RÁPIDAS
Casas – O prefeito Bruno Pereira (PTB) assina nesta terça-feira a liberação para a construção de 588 unidades do Minha Casa Minha Vida em São Lourenço da Mata, que estavam paralisadas há três anos. A prefeitura já realizou o cadastramento das famílias que serão beneficiadas com as unidades habitacionais.
Insatisfeito – O ex-candidato a prefeito de Ipojuca Gaúcho tinha acertado que indicaria dois secretários na gestão da prefeita de Ipojuca Célia Sales (PTB), que não se confirmou após ela assumir o cargo. Há rumores de que ele não será contemplado no governo por ser pré-candidato a deputado estadual e isso tem gerado uma profunda mágoa de Gaúcho com Célia e seu grupo.
Inocente quer saber – O enterro do governo Temer pode voltar da porta do cemitério?
William Pontes diz
O Mendonça Filho tem de trabalhar para ser eleito deputado, majoritária é um sonho de uma noite de verão. A discussão sobre a qualidade da gravação de Temer é um detalhe, apenas. O essencial sao os graves atos praticados antes e depois da presidência pelo Temer. Temer é um zumbi no Planalto.
Rent Ferrari Florida diz
I completely agree with your points. Well said!