O prefeito Geraldo Julio levou, na manhã de hoje (05), a Operação Faxina Geral ao Jordão Baixo e Jordão Alto. A intervenção, executada pela Empresa de Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), promete mudar a cara da cidade em 30 dias. O próprio prefeito tem feito questão de acompanhar o início dos mutirões de limpeza, que passarão por todas as Regiões Político-Administrativas (RPA’s) do município. Ontem ele esteve no canal do Arruda. Hoje, acompanhou os serviços realizados na Praça Sesquicentenário e no canal do Jordão. Amanhã (06), Geraldovai vistoriar a operação no Recife Antigo, a partir das 14h, no Marco Zero.
Vários moradores do bairro fizeram questão de agradecer ao novo prefeito pelo plano de limpeza durante a inspeção. É caso do pastor Marcelo Porone, 32, morador do Jordão Baixo há 12 anos. “Essa atitude de compartilhar esse plano junto com os moradores do bairro, conscientizando todo mundo, é muito importante. Isso, com certeza, vai ajudar a diminuir vários problemas da cidade”, comemorou Marcelo.
O mutirão de limpeza no Jordão contou com 120 trabalhadores, dez caminhões (caçamba, pipa, munk e compactador), dois ônibus, seis veículos para fiscalização e 40 papeleiras. Com um trajeto de 8,5 quilômetros, a operação passou pelas ruas Alberto Santos Dumont, Dr. Álvaro Ferraz, Nova Canaã, Emílio Monteiro Fonseca, Rio Xingu, Dona Carentina e na Avenida Maria Irene. Ao todo, 60 toneladas de resíduos sólidos foram recolhidos. “Estamos fazendo um grande trabalho de limpeza e vamos iniciar um trabalho social e de urbanização do Recife. Queremos manter a cidade limpa, com educação ambiental, melhorando, inclusive, o sistema de manutenção”, argumentou Geraldo, que estava acompanhado da primeira-dama, Cristina Melo, do vice-prefeito, Luciano Siqueira, do secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Nilton Mota, e do presidente da Emlurb, Antônio Barbosa.
Depois de vistoriar e cumprimentar todos os trabalhadores envolvidos na Operação, Geraldo foi ao Mercado Público do Jordão. A principal queixa dos comerciantes é a sujeira e abandono do local. O prefeito conversou com a população e pediu que a Emlurb fosse ao Mercado fazer um levantamento do caso. “Esse é o primeiro prefeito que entra nesse Mercado depois de ganhar as eleições. Esse, com certeza, foi um passo importante de compromisso com o povo”, comemorou a dona de casa Araguacy Paulo, 51.
RECIFE ANTIGO – No Recife Antigo, a Operação Faxina Geral será iniciada amanhã pela Ponte Buarque de Macêdo e seguirá pela Avenida Rio Branco, com a limpeza, coleta e lavagem das vias, incluindo as paradas de ônibus; além da manutenção das papeleiras. Simultaneamente, outras equipes da Emlurb atuarão nas Avenidas Marquês de Olinda e Alfredo Lisboa (iniciando na Ponte Giratória). O encontro das equipes se dará no Marco Zero, às 14h, quando o prefeito chegará para acompanhar a operação. Após a execução dos serviços nessas áreas, será iniciada a segunda etapa onde as equipes seguirão para a Alfredo Lisboa e para as vias secundárias da avenida.
Além dos serviços previstos (capinação, varrição, retirada de entulhos), serão recolhidos os materiais de propaganda, instaladas papeleiras e placas de sinalização. O Marco Zero também será lavado. Nessa fase, estão envolvidos cerca de 150 homens, dez caminhões (caçamba basculante, pipa, compactador e de apoio), cinco ônibus, seis veículos de fiscalização, 50 papeleiras, um caminhão compactador, dois barcos de coleta de resíduos sólidos flutuantes e duas motos. A ação percorrerá 16 quilômetros e vai retirar 25 toneladas de resíduos sólidos, inclusive os resíduos flutuantes no braço de mar.
Antes da intervenção no Recife Antigo, contudo, a Emlurb realizará um mutirão no centro expandido da cidade – esse sem a presença do prefeito Geraldo Julio. O trabalho começará às 9h e tem previsão de durar dois dias. Os locais atendidos serão as Ruas do Hospício, Riachuelo, Aurora, do Sol, Princesa Isabel, Floriano Peixoto, Imperador, Concórdia, Palma, União e transversais; além das Avenidas Guararapes, Dantas Barreto e Martins de Barros. O início das obras será no cruzamento das Avenidas Guararapes e Dantas Barreto. A extensão da área coberta pelo mutirão de limpeza é de 12 quilômetros. Devem ser retiradas mais de 25 toneladas de resíduos sólidos.
Deixe um comentário