Datafolha aponta derretimento dos tucanos
O instituto Datafolha divulgou novo levamento sobre as eleições presidenciais de 2018, que apontou a liderança do ex-presidente Lula, que oscila entre 29% e 31% das intenções de voto. O deputado federal Jair Bolsonaro surge em segundo lugar com 14% a 15% empatado tecnicamente com Marina Silva, que teria 14% a 16% dependendo do cenário.
Os candidatos do PSDB seguem com apenas um dígito nas pesquisas, e tiveram uma ampliação da sua rejeição em relação ao último levantamento. Geraldo Alckmin atingiu 28% de rejeição e Aécio Neves disparou neste quesito, atingindo 44% de rejeição, menor apenas que Lula, que possui 45%. João Doria além de figurar com mais intenções de voto que Alckmin e Aécio, também pode comemorar o fato de possuir a menor rejeição de todos os candidatos, com apenas 16%.
Os números apontam para uma consolidação da figura do ex-presidente Lula, que se não for condenado em segunda instância e se tornar inelegível, fatalmente tende a figurar no segundo turno de 2018. É provável que o ex-presidente já esteja perto do seu teto, mas dificilmente diminuirá do patamar de 1/3 do eleitorado.
A ex-senadora Marina Silva por ter minguado na eleição de 2014 após figurar empatada com Dilma Rousseff na primeira colocação, tende a oscilar negativamente ao longo da campanha, pois o eleitorado não vê nela uma alternativa de poder, mas sim alguém que canaliza a negação da politica, sobretudo por nunca se posicionar e ficar sempre em cima do muro.
O deputado federal Jair Bolsonaro deixou de ser uma promessa e hoje já é uma realidade. Tem conseguido canalizar os insatisfeitos com o PT e a esquerda e caso o PSDB não construa uma candidatura competitiva, poderá surpreender. O grande óbice ao sucesso dele na disputa é o partido que lhe dá um tempo pequeno de televisão e o seu radicalismo, o que leva a crer que assim como Lula, que conquista eleitores de esquerda, ele deverá capitalizar o eleitorado de extrema direita.
Os números serviram para mostrar que o PSDB tem sido o maior prejudicado pela crise política, que dizimou seus políticos tradicionais, e terá que recorrer ao projeto João Doria se quiser ter a menor chance de ganhar as eleições em 2018. A disputa caminha para ser protagonizada por Lula, Bolsonaro e Doria, que caso este último não seja candidato, tende a beneficiar os dois primeiros.
André Ferreira – O deputado estadual André Ferreira (PSC) tem se consolidado para disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados em 2018. O Projeto Libertador, que faz um trabalho de evangelização em todo o estado, tem visitado muitas cidades do interior e consequentemente impulsionado o projeto do social-cristão, que pode ser um dos mais votados do ano que vem.
Aproximação – Com o governo Temer nas cordas e o consequente enfraquecimento dos ministros pernambucanos, o PSB tem intensificado as conversas com o PT com vistas às eleições de 2018. Gente no Palácio defende abertamente um alinhamento com a candidatura de Lula e como contrapartida o apoio do PT a reeleição do governador.
Aniversário – O prefeito Anderson Ferreira (PR) comemorará o aniversário de Jaboatão dos Guararapes na próxima quinta-feira com a inauguração do Centro Cultural Miguel Arraes, na Estrada da Batalha, em Prazeres. O centro foi abandonado pela gestão passada mas agora ofertará serviços e lazer à população jaboatonense.
São Lourenço – O prefeito Bruno Pereira (PTB) segue patinando na gestão, todo dia nas redes sociais surge uma crítica a uma área da sua gestão em São Lourenço da Mata. Eleito com a promessa de melhorar a cidade, o prefeito tem legado um cenário de completo abandono dos serviços essenciais para a população.
RÁPIDAS
Previdência – Caso não seja aprovada a reforma da Previdência no Congresso Nacional, o Brasil caminhará a passos largos para sofrer os impactos que já acontecem no Rio de Janeiro, com parcelamento de salários e caos generalizado em todas as áreas do governo.
PSDB – Dos atuais deputados federais tucanos eleitos em 2014 apenas Bruno Araújo e Daniel Coelho teriam reeleição garantida em 2018. Betinho Gomes tem situação delicadíssima pois não conta mais com votos maciços de Jaboatão e no Cabo deverá enfrentar uma concorrência maior do que na eleição passada.
Inocente quer saber – O depoimento de Renato Duque na próxima sexta-feira complicará o ex-presidente Lula?
William Pontes diz
Ninguém engana ninguém eternamente, e caiu as máscaras dos corruptos tucanos. São fatos conhecidos desde o século passado, mas a mídia amiga colocava ( e ainda coloca, onde estão as reportagens investigativas?) debaixo do tapete. Corrupção em altíssimo nível e de valores estapafúrdias que fragmentos vem a tona. Mesmo mostrando toda a indecência é cinismo dos tucanos.