Uma ação conjunta entre a Secretaria de Saúde, através do Centro de Vigilância Ambiental (CVA) e a Secretaria de Meio Ambiente realizou com apoio da Ronda Municipal (ROMU), na manhã desta segunda-feira (24/04), uma apreensão de animais abandonados nas ruas do bairro de Garapu e do distrito de Ponte dos Carvalhos. Ao todo, dez cavalos foram apreendidos com ferimentos ou maus tratos e recolhidos para um espaço mantido pela Prefeitura.
Essa é uma reivindicação antiga dos moradores que se queixavam dos animais que atrapalhavam o trânsito nas vias públicas e sujavam a cidade. Maria Eugênia, gerente do CVA, enfatizou que a ação vai além da apreensão. “Estamos preservando a população de acidentes fatais, tanto para os condutores de motos e veículos quanto para o animal”, comentou a gerente.
Os proprietários dos bichos tem até cinco dias úteis, a começar do dia da ação, para resgatá-los. Os responsáveis terão que pagar uma taxa de R$145 pela apreensão e uma multa de R$45 a cada dia que o animal ficar no local reservado. Depois de cinco dias, caso não sejam retirados pelos donos, os animais serão encaminhados para adoção.
Deixe um comentário