A quatro dias de tomar posse, o prefeito eleito Geraldo Julio (PSB) fez hoje (28) um retrospecto do período pós-eleição e detalhou as primeiras ações do seu futuro governo em duas entrevistas de rádio. O socialista começou a maratona falando ao comunicador Jota Ferreira e ao jornalista Tércio Amaral, na Rádio Clube. Em seguida, ele participou de um debate na Rádio Jornal. Mediada por Geraldo Freire, a sabatina teve participação dos jornalistas do Diretor de redação do Jornal do Commercio, Ivanildo Sampaio, e do apresentador da TV Jornal Aldo Vilela.
Nas entrevistas, Geraldo explicou que logo depois de eleito, tratou de estabelecer metas no campo político e no campo da gestão. Para atingir as metas, o socialista reuniu sua equipe de transição para traçar os objetivos a serem perseguidos. Coube ao futuro secretário de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebêlo, elaborar um quadro idêntico ao utilizado no modelo de monitoramento do Estado para o acompanhamento das tarefas.
No campo político, Geraldo colocou em primeiro plano estabelecer uma nova relação com a Câmara dos Vereadores. O primeiro passo foi ligar para os eleitos da base e da oposição e, em seguida, reunir todos em um almoço de confraternização. “Inaugurei um canal aberto, franco e sincero com os vereadores. A Prefeitura terá uma relação de respeito e de construção conjunta com o Poder Legislativo”, ressaltou o futuro prefeito, na Rádio Jornal.
Geraldo fechou o ano enviando à Câmara Municipal três dos seus principais secretários. Sileno Guedes (Governo e Participação Popular), Antônio Alexandre (Desenvolvimento e Planejamento Urbano) e Fred Oliveira (Relações Insitucionais) foram à Casa José Mariano para apresentar projetos importantes para a sua gestão antes das matérias seguirem para votação no plenário. Entre os textos, o que trata da reestruturação administrativa, que normalmente dura meses para ser construído. “A gente fez a reforma para adequar a estrutura de governo ao nosso conjunto de compromissos. Já vi governos que só fizeram a reforma no fim do primeiro ano. Nós tivemos a felicidade de fazer ainda antes de o governo começar”, destacou.
Ainda no campo político, Geraldo conseguiu reunir a bancada parlamentar pernambucana e assegurar R$ 140 milhões para o cumprimento do seu programa de governo para a Saúde. A reunião com quase 100% dos deputados e senadores pernambucanos, contou com a presença, inclusive, dos ex-adversários Humberto Costa e João Paulo, ambos do PT. “Consegui também R$ 5 milhões com os deputados estaduais para fazer as Upinhas”, lembrou. Depois, o socialista viajou para Cuba com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para assegurar mais recursos.
No campo da gestão, Geraldo procurou Jorge Gerdau e deu início à parceria com o Movimento Brasil Competitivo. De São Paulo mesmo, anunciou a criação do Instituto Recife de Gestão (IRG), que será um dos primeiros atos do seu governo. Em seguida, abriu a seleção de gestores públicos que vão atuar no monitoramento da PCR. Mais de três mil pessoas enviaram seus currículos para as 20 vagas oferecidas. O socialista também anunciou os homenageados do Carnaval, recebeu o ministro do Trabalho para tratar do Projovem, e identificou o terreno onde será construído o Hospital da Mulher. “O desafio é grande, por isso procurei usar da melhor forma esse período de transição”, finalizou Geraldo.
Deixe um comentário