Venho denunciar as precárias condições de trabalho que o servidores da saúde do município de Joaquim Nabuco, Mata Sul de Pernambuco, governado pelo prefeito Neto Barreto (PTB), tem enfrentado. Falta medicamento e materiais médico-hospitalares, dentre eles podemos citar: esparadrapo, solução fisiológica, caixas de perfuro cortantes, esparadrapo, dentre outros.
Aliado a tudo isso as instalações estão deterioradas, falta enfermeiro responsável técnico e coordenação de enfermagem. A população do município corre sérios riscos de saúde sendo atendida nesta unidade hospitalar sem a presença do enfermeiro que é o responsável pela supervisão das ações de enfermagem realizadas pelos auxiliares e técnicos de enfermagem.
Em visita à unidade o sindicato dos auxiliares e técnicos de enfermagem detectou várias irregularidades, como falta de fardamentos para a equipe, de equipamentos de proteção individual, uso de material inadequado para embalagem de material a ser esterilizado, armazenamento de lixo perfuro cortantes em caixas de papelão – o que é proibido pela normas sanitárias – pelo risco que expõe os profissionais que manipulam esse material , ainda há ausência de uma empresa especializada no recolhimentos de destinação adequado desse material, que atualmente está sendo descartado em aterro sanitário, o que também é vedado pelas norma sanitários, pois esse tipo de lixo tem que ser recolhido por empresa especializada responsável pela incineração desse material.
Além de tudo isso, os trabalhadores que atuam em regime de plantão não têm uma alimentação adequada, o jantar dos plantonistas noturno geralmente é a sobra do almoço, porque a cozinha da unidade fecha às 15 horas. Outro fato que tem afligido os trabalhadores foi o aumento da jornada de trabalho da categoria que passou de 120 horas mensais para 196 horas mensais, contrariando a lei que criou os cargos.
Ademir Luiz
Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco
Vereador Fred Malaquias diz
Parabéns Edmar Lyra por essa importante matéria. Sou vereador do município de Joaquim Nabuco e junto com outros colegas fizemos alguns requerimentos, buscando uma solução para nossos funcionários e toda população nabuquense. Parabéns a toda equipe do sindicato.