O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral (PSB), tomou a decisão de notificar a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), para que apresente no prazo de 15 dias, informações sobre os planos e metas propostos no contrato estabelecido com o município.
A entrega da notificação foi feita pelos secretários, Paulo Farias do Monte, de governo e Osvir Thomaz, de Assuntos Jurídicos, ao diretor-presidente da Compesa, Roberto Cavalcanti Tavares, na tarde dessa segunda-feira (13), na sede do órgão, que fica na Avenida Cruz Cabugá. Na notificação a prefeitura solicita o regulamento geral de fornecimento de água e esgoto vigente; as tarifas atualmente praticadas e a estrutura tarifária para o município do Cabo; o plano de metas; o plano municipal de saneamento básico; o inventário de bens utilizados na prestação dos serviços e o plano de investimento para a cidade.
“A Compesa vem descumprindo com o que estabelece o contrato. Já houve muitas tentativas de entendimento, contudo, o Cabo permanece sofrendo com a falta d´água e de saneamento básico, mesmo possuindo os mananciais que abastece a cidade e outras localidades”, destacou Paulo Farias. “Caso o órgão não responda a notificação dentro do prazo, será rescindido o contrato e consequentemente a denúncia do convênio”, afirmou.
Um outro problema enfrentado na cidade, é quanto ao saneamento básico, pois em Setembro de 2011, a Compesa, firmou um convênio com a prefeitura. Seis anos depois nada foi feito. “A falta de saneamento básico é um dos problemas que eleva as possibilidades de doença na população. A insatisfação com o serviço não se restringe somente ao fornecimento irregular da água, mas também da omissão em ações de saneamento básico. que desde de 2011, está sob a responsabilidade da compesa”, completou o secretário de governo.
O Cabo de Santo Agostinho tem aproximadamente 200 mil habitantes. A falta d´agua foi elencada pela população dos maiores problemas da cidade. Desde que assumiu o Governo, no início de 2017, o prefeito Lula Cabral tomou o assunto como prioridade e anunciou que irá municipalizar o abastecimento de água e o saneamento , por meio da criação de uma empresa. Estudos neste sentido já estão em andamento.
Daniel Barros diz
Muito bem prefeito!!!