A revitalização do Espaço Joaquim Nobre de Lacerda devolveu aos jaboatanenses um lugar de grandes acontecimentos culturais. Recentemente reformada pelo Governo Municipal, a Casa da Cultura, em Jaboatão Centro, aos poucos devolve aos artistas locais um importante palco para a promoção e propagação de suas atividades. Inserida nesse contexto, a Prefeitura realiza na próxima sexta-feira (23/11) o projeto “Encontros”.
A ação objetiva a valorização de grandes nomes que contribuíram com o desenvolvimento das artes na cidade. O primeiro homenageado da iniciativa é o cineasta Simião Martiniano, conhecido popularmente como o “Camelô do cinema”. O evento, que reunirá familiares, admiradores e expoentes da cultura de Jaboatão está programado para iniciar às 20h. “Estou muito feliz e animado com essa honraria. É o reconhecimento do trabalho de uma vida”, afirmou Simião.
“A intenção do programa é fomentar a cultura em sua casa. Para isso, estamos realizando ações para o beneficio da população do município. A ideia é que uma vez por mês, possamos levar representantes das artes plásticas, teatro, música e outras esferas do segmento”, ressaltou Francisco Amorim, secretário municipal de Desenvolvimento Social. Na ocasião será exibido um vídeo curta metragem destacando um pouco da obra e história de Martiniano, além da exibição de depoimentos de pessoas envolvidas com o artista.
HOMENAGEADO
Com 75 anos de idade, o alagoano Simião Martiniano da Silva chegou a Jaboatão dos Guararapes no início da década de 60. Morador do bairro de Socorro, na Regional Centro, Martiniano começou sua carreira como cineasta no ano de 1979, com o filme “Traição no Sertão”. Como o longa não entrou em circuito comercial nas salas de cinema do Estado, Simião exibiu a produção em locais alternativos, através de telões na rua, colégios, associações de moradores, dentre outros espaços.
A grande parte de suas produções tem como enredo as histórias de sua vida. Trabalhou como ambulante no Centro do Recife, tendo como carro chefe em seu ponto comercial, filmes de sua autoria.
Deixe um comentário