Conhecedora das recentes transformações que os jovens vêm passando nos últimos anos, a exemplo das recentes lutas que refletem união por um ideal, a juventude jaboatanense vem se destacando no desenvolvimento de políticas públicas na cidade. O reconhecimento ocorreu na oficina “Estação Juventude”, do Governo Federal. O evento ocorrido em outubro objetivou a inclusão e emancipação dos jovens, com a ampliação do acesso às iniciativas, por meio de equipamentos públicos.
Para poder participar, a Prefeitura teve que obedecer aos critérios do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (Siconv). Participaram do encontro 132 cidades brasileiras, das quais 20 foram escolhidas. Entre as eleitas, divulgadas pela Secretária Nacional da Juventude, que repassará às cidades contempladas o valor máximo de R$ 258 mil, Jaboatão dos Guararapes foi a única contemplada no Estado de Pernambuco.
“Nosso projeto – Estação Jovem se enquadrou nos critérios exigidos. É um reconhecimento às ações que o município vem desempenhando nos últimos anos. Nós, que fazemos a gestão municipal estamos muito felizes com esse resultado”, destacou Thiago Rangel, secretário Executivo da Juventude em Jaboatão.
No parecer técnico encaminhado a Secretária Municipal de juventude, o Governo Federal explicou as razões que levaram a cidade a ser contemplada.“Jaboatão avançou bastante nos últimos três anos no que se refere às políticas para a juventude, com oferta de cursos de formação em cidadania para 900 jovens, criação de dois Centros da Juventude, que atendem 767 jovens em situação de alta vulnerabilidade, além do alcance de 5.100 pessoas no Projovem Urbano, entre outras ações; percebe-se a necessidade dos avanços continuarem” afirma o documento.
ESTAÇÃO JOVEM
Inspirado na proposta do Centro Cultural da Juventude – CCJ – Ruth Cardoso, equipamento instalado na cidade de São Paulo, o projeto Estação Jovem visa elevar os níveis de oferta de lazer, esporte, cultura e cursos de qualificação profissional destinados, prioritariamente, para jovens com faixa etária entre 15 a 29 anos de idade.
Em fase de implantação, a ação é voltada para a população de baixa renda, expostas a situações de alto risco social, na perspectiva de contribuir no enfrentamento às drogas e na redução dos níveis de violência.
Deixe um comentário