Paulo Câmara dá nova demonstração de espírito público na solução da PM
Vivenciando uma das maiores crises econômicas da história de Pernambuco, o governador Paulo Câmara tem feito das tripas coração para poder equacionar as despesas dentro de uma receita cada vez menor e em 25 meses completados do seu governo, ele conseguiu não atrasar a folha salarial um único dia sequer, tal como ocorre com muitos estados da federação.
Ao longo de 2017 passou o tempo todo negociando com as polícias uma valorização da corporação, sobretudo da PM, sob o risco eminente de greve e com uma operação padrão que contribuiu para elevar ainda mais o número de ocorrências violentas em todas as regiões do estado. Ontem conseguiu a aprovação na Alepe de um plano que valoriza a corporação, evidentemente pode parecer pouco para quem recebe, mas é um montante significativo para as já combalidas finanças do estado, pois o impacto é na ordem de R$ 303 milhões até dezembro do ano que vem.
O governador Paulo Câmara pode ser criticado por uma série de coisas, mas nem é omisso, nem é irresponsável, e se fez esse plano de valorização é porque mesmo com dificuldades, cabe no orçamento do estado a ponto de não comprometer as finanças públicas. Existe ainda algumas reclamações como as condições de trabalho dos praças, que reclamam da falta de estrutura para trabalhar, mas certamente o governador está atento a estas reivindicações e irá ao longo dos próximos meses encontrar, como no plano de valorização, uma saída que seja satisfatória para todos.
A sociedade pernambucana espera encarecidamente que não haja novas possibilidades de paralisação da Polícia Militar, e que o carnaval aconteça com a presença da PM nas ruas bem como que tenha menos ocorrências policiais, pois ninguém em sã consciência quer imaginar que as barbáries do Espírito Santo se repitam pelas ruas do nosso estado, pois o governador Paulo Câmara fez a parte dele e apresentou o que era plausível dentro das condições do estado, caso haja nova possibilidade de greve, a situação a partir de agora vira contra os grevistas e a socidade ficará enfurecida.
Emenda – O deputado federal Danilo Cabral (PSB) apresentou uma emenda à PEC 287/16, que trata sobre a Reforma da Previdência, para assegurar a manutenção dos direitos dos trabalhadores rurais. Para ele, são injustas as alterações nas regras propostas para os agricultores, principalmente quanto ao aumento na idade mínima para aposentadoria e ao modelo de contribuição. O parlamentar também prepara a apresentação de emendas para os professores.
Calendário – A prefeitura de Jaboatão dos Guararapes anunciou ontem o calendário de pagamento dos servidores para todo o ano de 2017. Além de antecipar para o dia 24 a folha do mês de fevereiro, o prefeito Anderson Ferreira garantiu que todos os pagamentos ocorrerão até o dia 30 de cada mês. Isso foi possível graças a um enxugamento da máquina pública realizado logo no início da sua gestão.
PEC – O senador Ricardo Ferraço (PSDB/ES) está colhendo assinaturas para uma Proposta de Emenda à Constituição que proíbe que réus em ações penais ocupem qualquer cargo de chefia no âmbito federal, estadual ou municipal. A proposta, se aprovada, evitará que agentes envolvidos em crimes sejam nomeados para a administração pública.
Modelo – Eleito presidente da Câmara Municipal de Igarassu, o vereador Elvis Henrique (PSDB) apresentou, já na sua primeira sessão à frente da Casa, o novo modelo de gestão do Legislativo. O documento, que balizará as ações da Câmara pelo próximo biênio, é ancorado em três pilares: transparência, diálogo com a população e fiscalização das atividades do Executivo.
RÁPIDAS
Atividades – O Instituto Miguel Arraes – IMA – vai abrir seu calendário de iniciativas em abril lançando o movimento Transforma Nordeste, através de uma plataforma digital interativa de debate dos problemas e soluções das questões da região, que se estenderá por todo ano, bem como realizará um amplo seminário sobre as temáticas.
Vaquejada – Na última quarta-feira (15), o deputado federal Kaio Maniçoba (PMDB) foi eleito, por unanimidade, como presidente da comissão especial instalada pela Câmara dos Deputados para analisar a proposta de emenda à Constituição (PEC 270/16) que classifica a vaquejada como patrimônio cultural. A PEC é de autoria do deputado João Fernando Coutinho e a relatoria ficará por conta do deputado Paulo Azi.
Inocente quer saber – Jair Bolsonaro conseguirá suplantar o nome do PSDB na disputa presidencial de 2018?
Sebastião diz
Justiça seja feita, o ex-prefeito de Jaboatao , Elias Gomes, instituiu o calendário de pagamento dos servidores desde o início do seu primeiro mandado e nunca atrasou um dia,inclusive, antecipando quando possível.
Anderson Ferreira não trouxe nenhuma novidade nesse sentido!