A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa realiza, nesta quarta-feira (7), uma audiência pública para tratar dos sucessivos apagões que vêm atingindo o Estado nos últimos 40 dias. De acordo com o presidente do colegiado, deputado Betinho Gomes (PSDB), a intenção da audiência é, por meio de um debate com as empresas diretamente ligadas ao setor elétrico, trazer ao conhecimento da sociedade as causas dos blecautes que vêm atingindo o Estado. “Há informações, inclusive, de que as quedas de energia têm sido constantes nas cidades do interior pernambucano”, alerta o parlamentar. O encontro acontece a partir das 9h, no auditório da Casa, no 6º andar.
A preocupação em convocar uma audiência pública para debater a questão dos apagões foi apresentada pelo deputado Betinho Gomes desde a semana passada, quando anunciou em plenário a iniciativa de realizar o encontro. O motivo: o blecaute que atingiu todo o Nordeste há cerca de dez dias.
Para a audiência pública, foram convidados o presidente da Chesf, João Bosco de Almeida, e técnicos da companhia; representantes da Celpe, concessionária e distribuidora de energia; a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel); representantes do governo do Estado e entidades da sociedade civil.
De acordo com o presidente da Comissão, a questão é muito séria, sobretudo quando o governo anunciou o reforço de 40% em termelétricas. “Isso é preocupante e logo depois que a União divulga que vai haver redução de tarifas. Como se esse tipo de energia é mais cara?”, questionou o tucano, ressaltando que o Governo Federal tem agido com pouca transparência ao tratar o assunto.
Deixe um comentário