Tadeu Alencar e sua capacidade de perder espaços que seriam dele
Tadeu Alencar tem 53 anos e é considerado um dos melhores quadros da política pernambucana, pois é um profundo conhecedor das leis e tem uma retórica e uma eloquência invejáveis. Muito próximo do ex-governador Eduardo Campos, Tadeu exerceu o cargo de procurador geral do estado durante o primeiro mandato de Eduardo.
No segundo mandato, Tadeu assumiu a secretaria da Casa Civil e apesar de algumas críticas foi considerado acima da média no cargo e teve chances significativas de ser o candidato de Eduardo a governador em 2014, mas não se concretizou, de acordo com algumas pessoas próximas do ex-governador Eduardo Campos, porque Tadeu já se achava o próprio governador de Pernambuco, sentando na cadeira antes mesmo de ser escolhido pré-candidato, isso permitiu que muita gente tentasse defenestrá-lo da escolha de Eduardo, como de fato ocorreu, e Tadeu acabou tendo que se contentar com um mandato de deputado federal.
Mandato este que muitos apostavam que após a morte de Eduardo seria difícil de ser conquistado, mas ele contrariou as expectativas negativas e atingiu 102.669 votos, sendo o décimo terceiro deputado federal mais votado de Pernambuco. No mandato, Tadeu tem se destacado como um importante quadro do PSB e do estado, mas tem enfrentado dificuldades para ocupar espaços de relevância na política.
Assim como na disputa pela escolha de Eduardo para ser candidato a governador, Tadeu sofreu novo revés na bancada do PSB. Tentou ser líder do partido na Câmara, posto que estava sendo ocupado por ele de forma interina, mas terminou sendo novamente atropelado pelas circunstâncias. A bancada do partido acabou optando pela deputada maranhense Tereza Cristina para a liderança da sigla na Câmara dos Deputados.
Tadeu contava com o posto para consolidar o voto de opinião e pavimentar sua reeleição em 2018, mas sem a vitrine da liderança do PSB, Tadeu corre sérios riscos de não alcançar o segundo mandato nas eleições do ano que vem, o que seria uma perda para o PSB e principalmente para Pernambuco que tem nele um de seus melhores deputados.
Economia – O governo Michel Temer tem conseguido aos poucos retomar a confiança dos brasileiros na economia. O mercado já projeta um crescimento do PIB já no primeiro trimestre de 2017. Ainda que ele seja tímido, apenas essa projeção sinaliza para uma mudança da curva da economia, que durante o governo Dilma chegou a um colapso total.
Comando – O PPS decidiu que o suplente de vereador do Recife Felipe Ferreira Lima, sobrinho do ex-deputado Egídio Ferreira Lima, será o novo presidente municipal da sigla na capital pernambucana. A escolha é um reconhecimento pelo trabalho que vem sendo desempenhado por Felipe ao longo dos anos em prol do fortalecimento do partido.
Retomada – Após existirem movimentos defendendo a ilegalidade da candidatura de Rodrigo Maia a reeleição da presidência da Câmara dos Deputados, o deputado federal Rogério Rosso decidiu retomar a sua candidatura a presidente. Rosso segue apostando que Maia não poderá ser candidato para poder conquistar os votos dos colegas.
Emenda – A prefeita de Caruaru Raquel Lyra (PSDB) comemorou uma emenda de R$ 1,2 milhão ao Orçamento Geral da União que já foi liberada para a aquisição de equipamentos para o Hospital Regional do Agreste. Os recursos já se encontram sob o poder do governo de Pernambuco, que será responsável por fazer uma licitação e permitir a melhoria dos serviços do HRA, que atende não só os caruaruenses como pessoas do Agreste e até mesmo do Sertão.
RÁPIDAS
Agenda – O prefeito de Jaboatão dos Guararapes Anderson Ferreira estaria preparando com sua equipe uma série de visitas de ministros para os próximos meses na cidade com o objetivo de anunciar obras e investimentos. Deputado federal por dois mandatos, o prefeito construiu uma excelente relação com muitos que hoje são ministros de Michel Temer e isso facilitará a atração de recursos para a cidade.
Hegemonia – Fundado por Miguel Arraes e conduzido com mãos de ferro por Eduardo Campos, o PSB caminha para relegar Pernambuco a um plano secundário no comando do partido. Nenhum figurão pernambucano consegue apitar nada no partido que carece ainda de um líder nacional como foram Arraes e Eduardo.
Inocente quer saber – Por quê o prefeito Geraldo Julio anda tão sumido do noticiário?
William Pontes diz
Não sei, sinceramente, e por acompanhamento da atividade econômica onde estará a recuperação do PIB no primeiro trimestre de 2017. Um dos carros chefes de economia o setor de veículos e toda cadeia produtiva teve produção negativa em Janeiro.