Existem homens que nascem apenas para viver, outros nascem para fazer história e quebrar paradigmas. Neste segundo grupo está inserido o sergipano mais pernambucano de todos: João Carlos Paes Mendonça.
João Carlos decidiu seguir carreira no Recife, foi na capital pernambucana que ele construiu a maior rede de supermerca
No ramo da construção civil, ofereceu seu nome e seu prestígio a empreendimentos arrojados como a construção de um dos mais modernos empresariais do país que é o JCPM Trade Center, além disso investiu no ramo imobiliário com excelentes empreendimentos como o Vita e o Le Parc, criando uma nova cultura de utilização de imóveis no estado, através dos condomínios-clube.
Por fim, afinal é neste tema que se dá o grande movimento em torno do nome do empresário pernambucano: A construção de Shoppings Centers. João Carlos já havia mudado a realidade de Brasília Teimosa com o empresarial que ele construiu, já havia participado dos principais shoppings do estado como sócio e contribuiu para a mudança no entorno dos seus empreendimentos.
Os feitos de João Carlos ultrapassaram as fronteiras de Pernambuco e já havia chegado na Bahia, mais precisamente em Salvador com a construção do incrível Salvador Shopping, um dos mais bonitos centros comerciais do país. Além dos outros empreendimentos em Sergipe e muitos outros estados.
A construção de um novo centro comercial se dava necessária por considerar o excelente nível de crescimento de Pernambuco, sobretudo numa área estratégica como o Pina que sempre havia sido esquecido pelas autoridades e pelos empreendedores. Vale ressaltar a consciência social do empreendedor João Carlos, que sabendo das necessidades dos moradores do entorno, contratou cerca de 40% dos funcionários do RioMar oriundos das adjacências daquele centro comercial.
Milhares de empregos diretos e indiretos foram criados. Lojas que os pernambucanos só conheciam de ouvir falar ou de visitar outros estados hoje se encontram no novo empreendimento, dando oportunidade aos pernambucanos de desfrutarem deles sem sair daqui.
Não poderia deixar de esquecer do empreendimento arrojado, luxuoso, bonito e inovador que é o RioMar. Já tinha visto coisa parecida em outros lugares do Brasil, em Pernambuco não havia igual. Quanto está sendo gerado de impostos por causa da audácia de JCPM? O que o Estado, o Município e a União arrecadarão poderá ser convertidos em benefícios para os que mais precisam.
A característica de João Carlos é diferenciada, porque hoje ele é um nome do empreendedorismo nacional, quiçá internacional, mesmo podendo investir em locais mais desenvolvidos como o Sul e Sudeste, afinal know-how ele tem para isso, ele opta por investir e valorizar o Nordeste. Nada mais justo o slogan que tanto acompanhou o Bompreço e o próprio João Carlos: “Orgulho de Ser Nordestino.”
Na verdade tal slogan é bastante modesto, porque na prática João Carlos sempre foi e hoje mais do que nunca é o Orgulho de Todos os Nordestinos, ele é a síntese dessa região que cresce merecidamente e por isso é considerada a locomotiva do Brasil.
Muito obrigado, João Carlos. O Brasil agradece por tudo!
Martha Aulete Hirsche diz
Mas atualmente o Brasil está um atraso devido a Brasília e o Mula. 2024.
Só nivelamento para baixo. O PT nivela a educação para baixo. Nivela a cultura e a “””arte””” para o baixo nível. O PT é o kitsch político do Brasil. O PT é barango.
E a economia? Só incompetentes.