Aproveitando a primeira reunião de monitoramento das metas de governo da sua nova gestão, o prefeito reeleito do Paulista, Junior Matuto, convidou prefeitos de primeiro ou segundo mandato, para conhecerem programas exitosos de seu governo, e apresentar um balanço dos convênios firmados entre a prefeitura com a Caixa Econômica Federal, além de parcerias importantes com os governos Federal e Estadual.
O encontro, intitulado Modelo de Gestão, aconteceu hoje, no Hotel Amoaras, em Maria Farinha, onde reuniu prefeitos e secretários de diversos municípios pernambucanos.
Na abertura, o prefeito Junior Matuto informou a importância da troca de experiências entre os prefeitos novatos e reeleitos. “Aqui, cada um tem suas experiência e particularidades. Ninguém está aqui para ensinar nada, vamos apenas mostrar como acontece o nosso programa de monitoramento, que está dando muito certo, acompanhando de perto o andamento de cada obra e ação. Então, temos uma ideia real de como está acontecendo as coisas no município, ficando mais fácil atingir nossas metas. Afinal, o gestor depende de resultados”, declarou Junior.
Na sequência à abertura, representantes da Caixa Econômica Federal (CEF) apresentaram um balanço dos quatro anos de parcerias firmadas entre a CEF e o governo Junior Matuto, detalhando os convênios firmados, as metas concluídas e as ações em andamento. Ainda na exibição da CEF, foram apresentados os recursos disponíveis para cada área de atuação municipal, além da importância do município estar sem restrições no CAUC (Cadastro Único de Convênios). Atualmente a Prefeitura do Paulista e a Caixa executam 29 convênios, no valor de R$187.488.000,00.
O encontro seguiu com a apresentação do modelo de monitoramento utilizado pela prefeitura para acompanhar de perto o passo a passo das metas prioritárias, dando como exemplo prático duas secretarias municipais: Saúde e Infraestrutura. O Programa de Monitoramento de Metas utilizado pela Prefeitura do Paulista consiste em definir as prioridades de cada pasta e suas estratégias de execução, os investimentos necessários, as metas a serem seguidas dentro de uma linha do tempo, com prazos para execução e o acompanhamento sistemático, onde são resolvidos os gargalos do andamento de cada projeto, garantindo assim os resultados dentro dos prazos estabelecidos.
Segundo o secretário de Planejamento Joaquim Melo, “o monitoramento não é nenhuma receita de bolo já pronta. É um sistema que requer muito trabalho e planejamento. È difícil com ele, mas, pior sem este planejamento e acompanhamento. O monitoramento facilita alcançar os resultados”, avaliou Joaquim.
No decorrer desta reunião de monitoramento que é a 98ª dos quatro anos da gestão socialista, os secretários de Infraestrutura, Tiago Magalhães e de saúde, Fabiana Bernart, apresentaram o andamento das ações de suas respectivas pastas, demonstrando na prática, como funciona o sistema de monitoramento de metas do governo para os participantes.
No encerramento, Junior Matuto avaliou que “mais vale um aproximadamente hoje do que o exatamente nunca. Por isso definimos as prioridades dentro do tamanho de nossa capacidade de execução e focamos no que temos condições de realizar. Não dá pra ficar iludindo a população. É melhor trocar a lâmpada de um poste do que colocar uma árvore de natal em casa. Então, no nosso monitoramento priorizamos a coletividade e focamos no resultado. Paulista não está as mil maravilhas, quem andar pela cidade, vai encontrar problemas, mas avançamos muito em todas as áreas. Hoje, em cada canto da cidade tem uma interferência da gestão. E um planejamento de estratégias com um monitoramento, tem nos ajudado muito”, concluiu Junior.
Marcaram presença nesta reunião organizada pelo prefeito Junior Matuto, gestores e prefeitos de 10 municípios, a exemplo do prefeito de Olinda, Professor Lupércio; Belo Jardim, João Mendonça; Bom Jardim, João Lira e Araçoiaba, Joamy Alves.
Deixe um comentário