O vereador do Recife Alexandre Lacerda (PRTB) não conseguiu alcançar a reeleição e ficou na primeira suplência com 5.123 votos. Além dele, vários vereadores não conseguiram alcançar o mandato mesmo obtendo essa mesma faixa de votos.
Uma eleição de deputado estadual tem menos competição porque a quantidade de candidatos é bem menor, por isso faz com que candidatos a vereador consigam ao menos dobrar a votação e angariar mais alguns votos com dobradinhas em outros municípios.
O quociente eleitoral na disputa para deputado estadual está estimado em 95 mil votos, o que faz com que um partido para eleger três parlamentares precisa de algo em torno de 250 mil votos. O que naturalmente elegeria dois parlamentares mais um na sobra. Se a chapa for feita em um único partido poderão ser lançados 73 candidatos. Se eventualmente for feita uma coligação, o grupo poderá lançar até 98 candidatos.
A meta do vereador é fazer com que os deputados se elejam com 15 mil votos em média, para isso já começará a angariar os postulantes a partir de então.
EXPEDITO CARVALHO diz
GOSTEI DA ATITUDE CARO AMIGO.