Os grandes derrotados de 2016 no Recife
O ano está prestes a acabar mas ficará marcado não só pela reeleição do prefeito Geraldo Julio, mas principalmente pela derrota acachapante sofrida por Daniel Coelho e Priscila Krause, tidos como políticos promissores que utilizaram uma estratégia errática que fez os dois morrerem abraçados e muito possivelmente sepultados para disputas majoritárias.
Daniel Coelho já havia disputado a prefeitura do Recife em 2012 obtendo um expressivo resultado que credenciaria qualquer político a construir uma importante frente em torno de um projeto, mas muita gente atribui o isolamento de Daniel a um tom elevado de arrogância dele e de alguns que os cercam e por isso apenas o PSL aceitou se unir ao seu projeto. Além do mais Daniel utilizou um slogan de fazer funcionar o que já existe que não empolgou nem o seu mais aguerrido eleitor, o que o fez patinar a ponto de não atingir nem 20% dos votos válidos.
Priscila Krause por sua vez, não teve a humildade de reconhecer que ainda não tinha tamanho suficiente para encarar uma majoritária, rejeitando de imediato a hipótese de se alinhar ao projeto do tucano na condição de vice-prefeita. Com apenas 37 segundos de guia, Priscila teve pouco mais de 5% dos votos válidos, votos que poderiam ao menos ter mandado Daniel ao segundo turno, e ela acabou desfazendo o mito de política competente, uma vez que não conseguiu sequer se aproximar dos dois dígitos nos votos válidos, um resultado sem sombra de dúvidas prejudicial a qualquer político que tenha planos majoritários.
No fim das contas, num momento de grande reprovação dos políticos tradicionais e em especial ao PT, Priscila e Daniel ficarem atrás de João Paulo no primeiro turno foi uma evidência clara que eles ficaram inviabilizados para disputas majoritárias e precisarão se contentar com seus respectivos mandatos no legislativo. Eles sequer garantiram recall para a sucessão de Geraldo Julio em 2020, o que naturalmente os colocam na condição de maiores derrotados da política recifense em 2016.
Redução – O prefeito do Recife Geraldo Julio oficializou ontem a redução de 24 para 15 secretarias que já vinha sendo especulada, bem como a extinção de algumas autarquias como o IASC. A expectativa da gestão é trazer uma economia de R$ 81 milhões aos cofres públicos pelos próximos quatro anos. Geraldo age em sintonia com o que a sociedade tem cobrado exaustivamente.
Educação – O ex-vereador do Recife Paulo Roberto que tem uma trajetória ligada à educação, uma vez que ele é professor, foi escolhido pelo prefeito de Olinda Professor Lupércio para assumir a pasta de Educação. Ligado ao deputado federal Augusto Coutinho, Paulo Roberto é um político decente que terá muito a contribuir com a futura gestão.
Queixas – Já existem queixas sobre a condução política da prefeita eleita de Caruaru na formação do secretariado. Algumas rusgas internas prejudicaram a divulgação dos auxiliares que estava prevista para ontem. Tem aliado reclamando que não foi consultado pela tucana mesmo tendo se dedicado exaustivamente para a sua vitória.
Cabo – Escolhido para comandar a Comunicação do prefeito eleito do Cabo de Santo Agostinho Lula Cabral a partir de janeiro, o jornalista Emerson Barros tem feito um trabalho que tem sido elogiado pelo futuro gestor e por quem acompanha sua trajetória. Apesar de jovem, Emerson tem demonstrado muita disposição pra pegar no serviço.
RÁPIDAS
Belo Jardim – O prefeito reeleito de Belo Jardim João Mendonça (PSB) conseguiu ontem uma grande vitória no TSE com um recurso do ministro Gilmar Mendes para assumir a prefeitura. Com isso ele ocupará o cargo pela quarta vez.
Articulador – O prefeito eleito de Jaboatão dos Guararapes Anderson Ferreira (PR) decidiu indicar o vereador Robson Leite para o cargo de secretário executivo de governo e articulação política. Robson ficará subordinado ao gabinete do prefeito e terá a missão de fazer a interlocução da gestão com a Câmara Municipal e demais atores políticos.
Inocente quer saber – O prefeito Carlos Santana emplacará o presidente da Câmara de Ipojuca?
Deixe um comentário