Augusto Coutinho vira ator estratégico em Pernambuco
Exercendo o segundo mandato de deputado federal, Augusto Coutinho que é engenheiro de formação ficou conhecido no meio político por ser cunhado de Mendonça Filho e genro do ex-deputado José Mendonça. Começou a vida pública de mandatos eletivos ainda em 1992 quando se elegeu vereador do Recife pela primeira vez pelo extinto PFL, posteriormente se elegeu deputado estadual exercendo três mandatos na Assembleia Legislativa de Pernambuco e em 2010 chegou ao seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados.
Nas eleições de 2014 já na condição de presidente estadual do Solidariedade, Augusto Coutinho obteve 67 mil votos, atingindo a primeira suplência da Frente Popular, ficando no exercício do mandato desde fevereiro de 2015. Na mesma eleição de 2014 o seu Solidariedade surpreendeu na Alepe elegendo dois deputados estaduais, Beto Acioly e Professor Lupércio, o que já garantiu um poder representativo para Augusto, que além do mandato de federal era presidente de um partido em ascensão no estado.
O ano de 2016 foi a consagração de Augusto Coutinho na política, que elegeu o filho Rodrigo Coutinho para a Câmara Municipal do Recife, ajudou a eleger o prefeito de Olinda Professor Lupércio e ganhou a efetividade do seu mandato com a vitória de Anderson Ferreira em Jaboatão dos Guararapes. Neste mesmo ínterim viu o cunhado Mendonça Filho ascender ao posto de ministro da Educação, o que fortaleceu ainda mais o seu grupo político.
Os próximos dois anos darão a Augusto um peso político próprio jamais visto em sua trajetória de mais de vinte anos na política, pois ele tem uma reeleição para deputado federal bastante viável, mas também pode ascender ao posto de vice-governador na chapa de Paulo Câmara caso Bruno Araújo e Jarbas Vasconcelos disputem o Senado e a contrapartida de Mendonça seria a indicação do cunhado para ter em troca as suas bases para a reeleição de deputado federal.
Aos 54 anos de idade, Augusto Coutinho definitivamente se tornou um importante ator da política pernambucana e estará credenciado tanto para a reeleição para a Câmara Federal como para ser candidato a vice-governador de Pernambuco em substituição a Raul Henry no objetivo de contemplar quatro partidos e quatro grupos políticos na chapa majoritária de 2018.
Lógica – Apesar de ter sido eleito no campo da oposição ao atual prefeito Elias Gomes, o prefeito eleito Anderson Ferreira ao manter a lógica do secretariado criada por Elias reconheceu ainda que implicitamente que a gestão do seu antecessor foi exitosa durante os oito anos que ocupou a prefeitura de Jaboatão dos Guararapes.
Executivos – Apesar de não figurarem no primeiro escalão do prefeito Anderson Ferreira, o jornalista Ricardo Dantas Barreto e o engenheiro José Carlos Campos são nomes certos para duas das vinte e quatro secretarias executivas da futura gestão. Ricardo deve assumir comunicação, enquanto José Carlos deve assumir alguma pasta ligada à infraestrutura.
Araripina – O prefeito Alexandre Arraes (PSB) deixa a prefeitura com dois motivos para comemorar neste final de ano, o primeiro foi de realizar o pagamento do décimo terceiro do funcionalismo público injetando R$ 13 milhões na economia do município e o segundo foi de Araripina ser considerada a cidade mais transparente do sertão do Araripe de acordo com um levantamento realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco.
Recursos – O ministro Mendonça Filho libera hoje, durante visita ao canteiro de obras da Unidade Acadêmica Cabo de Santo Agostinho da UFRPE, R$9,9 milhões para continuidade dos serviços. A unidade do Cabo funciona desde 2014 em local provisório e atende 600 alunos de cinco cursos de engenharias: Mecânica, Eletrônica, Elétrica, Civil e de Materiais. Com a conclusão da obra a unidade passará a atender cerca de três mil alunos.
RÁPIDAS
Evandro Avelar – Reconhecidamente um dos melhores quadros técnicos de Pernambuco, o engenheiro Evandro Avelar (PSDB) surpreendeu o meio político ao optar deixar a vice-presidência de Suape para assumir a secretaria de Obras de Olinda na gestão do prefeito Professor Lupércio (SD).
Sinalização – Ao convidar Evandro Avelar e pedir ao governador Paulo Câmara um quadro técnico da secretaria da Fazenda para assumir as Finanças do município, o prefeito Professor Lupércio deu um sinal claro que pretende fazer uma gestão profissional na Marim dos Caetés, o que há muito tempo não se via.
Inocente quer saber – Com a extinção da secretaria de governo, quem será a pessoa do “não” na gestão do prefeito Anderson Ferreira?
William Pontes diz
Edmar, Augusto Coutinho ator estratégico? Quais as ações em pró de Pernambuco este parlamentar fez? Em pró do grupo Mendonça inúmeras. Isso sim.
Mauro Guerra diz
Se Evandro é um quadro técnico tão bom, pq ele só trabalha para políticos? Nunca trabalhou para uma empresa privada.